Skip to content

Como criar pendrive bootável do Mac OS X Lion

Olá galera tudo tranqüilo?
Com a chegada da nossa versão final do Mac OS X Lion pairou sobre nossas cabeças como seria se precisácemos fazer uma instalação do ZERO em nossos iGadgets… Com o upgrade sendo feito através do App Store fica essa dúvida na cabeça dos usuários… De acordo com a Apple caso o usuário queira uma instalação Limpa, o mesmo terá que instalar o Snow Leopard fazer update até a versão 10.6.6 e ai, só depois dessa trabalheira toda você será capaz de subir para o Lion (o que na verdade já não é mais uma instalação limpa.. venhamos e convenhamos Apple, isso não é instalação limpa)… mas deixemos de mazela e vamos ao que interessa…. hoje vou ensinar como criar um pendrive bootável com a versão Build final (11A494) do Mac OS X Lion….
O que você precisará:

—> 1 computador rodando Mac OS X Snow Leopard (pode ser Hackintosh)
—> o .app do Mac OS X Lion (isso mesmo galera… o Sistema operacional vem como .app)
—> 1 pendrive de no mínimo 8GB (poderia ser 6Gb, mas como nunca ví estou indicando um de 8)
—> 15 minutos pra ler esse artigo

Galera primeira coisa a se fazer é preparar o pendrive… vá até o Utilitário de Disco, no painel superior | Ir/Utilitários

Lion

Entre em Utilitário de Disco
Lion_1

Chegando ao Utilitário verá uma tela mais ou menos assim
Lion_2

No painel da esquerda selecione o disco onde deseja que o Lion faça sua moradia… No caso um Kingston Datatraveler de 8.01 GB
Lion_3

Na aba de ações escolha Particionar
Lion_4

Em esquema de volume e Informações de Volume coloquei respectivamente 1 Partição e nome coloquei Lion (pode se usar qualquer nome, pois o mesmo será substituído posteriormente)
Lion_5

No canto inferior direito clique em Aplicar
Lion_6

Será notificado sobre as notificações no Disco
Lion_7

Mande particionar. Acabamos a primeira etapa….
Agora pra adiantar as coisas baixe o aplicativo ShowAllFiles
Executeo e claque em Show

Lion_8

Agora vá até seu .app que baixou da App Store, claque com o botão direito do mouse e claque em Mostrar Conteúdo do Pacote
Lion_9

Como na imagem entre na pasta Contents depois na pasta SharedSupport chegará até nosso primeiro arquivo importante…. execute o arquivo de imagem InstallESD.dmg
Lion_10

Ao executá-lo verá uma tela semelhante a essa
Lion_11

Agora execute o BaseSystem.dmg
Lion_12

Chegará a essa tela
Lion_13

Agora volte ao Utilitário de Disco, na guia onde usamos para Particionar o disco de destino do Lion, clique em Restaurar
Lion_14

Em Fonte arraste Mac OS X Base System (que foi montado quando executamos o BaseSystem.dmg)
Lion_15

Em destino arraste seu pendrive para label (em nosso caso o chamamos de Lion)
Lion_16

Ficando assim a tela completa
Lion_17

Clique em Restaurar no canto inferior Direito
Lion_18

Será notificado, clique em Apagar
Lion_19

Digite sua senha
Lion_20

Todo o processo demora em torno de 5 minutos…. agora falta pouco galera… muito pouco… Agora amigos vá até o disco Mac OS X Install ESD
Lion_21

Agora copie a pasta Packages para a área de transferência (Command+C)
Lion_22

Agora vá no pendrive (que agora chama-se Mac OS X Base System)… pra facilitar na identificação do local correto, aconselho verificar a ordem dos dispositivos montados (em todos meus teste por ter sido o ultimo a ser montado em todo o processo o pendrive fica como sendo o ultimo da lista)
Lion_23

No seu pendrive vá em System/Installation
Lion_24

Exclua o atalho para  a pasta Packages que ali se encontra
Lion_25

Lembram da pasta Packages que copiamos lá do Mac OS X Install ESD?
é pra cá que vamos copialo, é uma cópia um pouquinho demorada (já que estamos falando de 3.26 GB e para um dispositivo com velocidade de gravação baixa)
Lion_26

Agora é só correr para o abraço… pode usar tanto no seu Mac verdadeiro quanto no seu Hackintosh (com o devido CdBoot… Aconselho CdBoot feito pelo André do HMBT…que funciona desde de o DP4 do Mac OS X Lion)…
Abraço a todos… Espero que ajude a todos… Obrigado aos vários fóruns sobre Mac OS, OSX86 que existem por ai… em especial à toda staff do HMBT (http://www.hmbt.org/forum)
Fui!!!! 😀

Gostou? Comente, complemente e espalhe!

132 Comments

  1. VAleU, EM BREVE REALIZAREI ESTE PROCESSO!

  2. Opa, Obrigado William pela visita…. Serve tanto para seu Mac verdadeiro quanto para seu Hackintosh (caso o tenha) com o devido cdboot em caso de Hackintosh… Qualquer dúvida estamos ‘a disposição.

  3. Luisão Luisão

    Olá, doooguinha,
    Acabei de descobrir seu site e gostei muito. TEnho um hackintosh que consegui seguindo tutoriais, mas sem saber exatamente o que estava fazendo.
    Fiquei curioso para testar essa instalação do Lion por um pendrive. Mas estou dando bobeira em algum passo. As tentativas que fiz:
    Iniciei usando o cdboot do hmbt, sem o pendrive, na hora que aparece a tela de boot, removi o CD, espetei o pendrive e apertei F5, mas o pendrive não aparece nas opções de boot.
    Iniciei já com o pendrive espetado e também não consegui que ele aparecesse na tela de boot.
    Aposto que é alguma coisa muito simples. O que vc acha que estou fazendo errado?
    Desde já, agradeço.

  4. Opa Luisão beleza? Obrigado pela visita cara…. mas me responda uma coisa.. qual o CD boot você está usando? Algumas perguntas serão necessárias… mas pode ter certeza que sairá de nosso BLOG com seu Lion ROdando…. me responta tbm para adiantar as coisas qual seu Harware completo…. abraço

  5. Luisão Luisão

    BEleza, Doooguinha,
    Hardware:
    P5KPL-c/1600 chipset Intel G31 + ICH7
    Intel Core2Duo E7200 2.53GHz
    nVidia GeForce 8400GS 512MB DDR2
    Kingston 2GB PC2-5300 DDR2-SDRAM UDIMM
    HD SATA rodando Windows7
    HD SATA rodando OS X Snow Leopard 10.6.7
    HD SATA Para arquivos
    Usei o CDBoot HMBT 7.0 Intel Legacy com nvenabler
    Esta tudo rodando beleza, mas pretendo fazer uns testes no Snow e tenho medo de bagunçar demais e precisar reinstalar. Parece que a própria atualização pro 10.6.8 pode dar problema com alguns kexts e tal. Quando vi, em outro post, que vc tem uma P5KPL AM SE, imaginei que vc teria mais chance de me ajudar que a maioria dos forums, onde a galera tem mais MOBOs Gigabyte.
    QUando consegui instalar aqui o Snow foi uma novela. Tive que instalar o LEopoard de uma distro e, a partir dela, instalar o Snow em outro HD. Gostaria de, caso precise reinstalar, fazer uma instalação só.
    Tenho mouse e teclado PS/2. Vejo muita gente falar que só funciona com USB, mas acho que, como instalei de um HD pra outro, já coloquei os kexts PS/2 antes até do primeiro boot.
    Mas tenho aqui um conversor USB para PS/2 (li em um forum que assim funciona blz). A placa de video foi outra novela. Nao dava nada com os kexts tive que usar um EFI String (acho que é isso) da partição com o LEo para habilitá-la no Snow.
    obrigadão pela ajuda.

  6. Lucas, não consigo entender sua dificuldade na instalação cara… seu Harware é muito compatível…. minha única dúvida é somente a placa de vídeo (pelo Device ID) mas se ativou com EFI String está ótimo…. acho muito melhor que kexts (tinha uma 8400GS de 256 que era um Show)… agora… Você usou tudo certinho… tudo mesmo…. CD Boot certo, kexts certas (o telcado aconselho usar o adaptador pois já tive problemas com o PS2)…. cara eu te ajudo tranquilamente… só que acho que a única coisa que perderá com o Up de versão é a rede…. caso sua install dê zebra (acredito que não acontecerá… tenho plena certeza disso.. baixe o COMBO Update) você pode usar o Chameleon 1020 desenvolvido por André do HMBT… FUcniona tanto no Lion quanto no Snow Leopard…. Teste o Lion cara.. está muito estável e maduro para substituir no Snow.. Abraço amigo… Qualquer problema fale conosco…

  7. Luisão Luisão

    POis é. EU acho que o detalhe está então na sequência de passos na hora do boot com o CD boot.
    Eu devo iniciar a máquina com o CD no drive e o pendrive já espetado? Preciso tirar o CD e apertar F5? OU coloco o pendrive depois de tirar o CD? Acho que é numa bobagenzinha dessas que estou vacilando.
    Obrigadão, mais uma vez pela paciência.

  8. POde dar o boot com o pendrive já espetado e não precisa removêlo para continuar a instlação… só é necessário retirar o cdboot caso use o alguma mídia com o sistema operaciona… como no seu caso usa pendrive pode deixá-lo no drive…. depois que termna a instalação istlae o CHameleon e pronto… ai é só fazer os ajustes e curtir seu Hack…. mas em de dúvidas estamos ai….
    abraço

  9. Davi Davi

    Noooossa! Agora vou querer o Lion no meu Hack!! Hahaha!!

    Valew Doooguinha, mais uma vez!!

  10. LoLLLLLLLLLL…. Pode instalar e vai ficar show…

  11. luisão luisão

    Boa noite, Doooguinha,
    Tudo em paz?
    Eu gostaria de voltar aqui apenas com a boa notícia e te agradecer pela ajuda, mas…
    Consegui dar boot com o CD HMBT e começar a carregar o pendrive com o Lion. Até que o prcesso para e na ultima tela tem algumas mensagens de erro. A primeira que está escrita na minha língua é a seguinte:
    Can’t load kext com.apple.driver.AppleACPIPlatform – link failed.
    Mais algumas linhas com msgs de erro dessa AppleACPIPlatform , inclusive uma com um numero (error 0xdc008016)
    Couldn’t alloc class “AppleACPIPlatformExpert”
    mais algumas linhas com mesgs parecidas depois umas 7 linhas só com números. Depois
    BSD process name corresponding to current thread:unknown
    Mac OS version: Not yet set
    Darwin Kernel Version 10.7.0 …
    System uptime in nanoseconds: 539267890
    E para por aí. Literalmente.
    O que você acha? Tem solução? Obrigadão pela paciência
    abraço

  12. Que isso Luiz, é um prazer ajudar…. mas vamos lá… como ACPI ( se você não souber isso é referente ao gerenciamento de energia da placa mãe)está cetado em sua BIOS, S1 S3 ou Automatic?
    Se tiver S1 mude para S3, caso esteja em S3 mude para automatic…e RAID? tem alguma coisa referente a RAID setado ai?(desative tudo referente a RAID) você está usando qual boot CD? com ou sem nvenabler?
    Responda me auterando como indicado…. abraço
    Dê me um feedback

  13. Luisao Luisao

    Opa! Tudo em paz? VAmos continuar com os resultados da última madrugada.
    Nas configurações de POWER da BIOS:
    SUSPEND MODE – S1(POS)only – S3 only – AUTO
    ACPI 2.0 SUPPORT – Enabled – Disabled
    ACPI APIC SUPPORT – Enabled – Disabled
    Tentei todas as combinaçõed de S3, AUTO, Enabled e Disabled, e não houve diferença nas msgs do kernel panic.

    Quanto a RAID, não vi nenhuma referência a isso na BIOS.
    Em ATA IDE Configuration as opções são
    Disabled – Compatible – Enhanced (esta está selecionada)
    Em ENHANCED MODE SUPPORT ON as opções são
    S-ATA+P-ATA, S-ATA, P-ATA. está ativada a opão S-ATA.

    Além de testar a instalação com as configurações acima, testei se meu Snow Leopard já instalado em um HD iniciava e ele iniciou com todas as combinações. Faz sentido pensar que se os Snow Leopard roda com uma determinada configuração na BIOS, uma nova instalação deveria funcionar com a mesma configuração?

    Tentei substituir o APPLEACPIPlatform do pendrive pelo que tenho na instalação que funciona, mas apareceu outro erro de outros 2 kexts, substiuí esses dois também e continuei tendo erros, aí desisti.

    O cdBoot que estou usando é o CDBoot HMBT 7.0 Intel Legacy com nvenabler

    obrigado, mais uma vez, pela atenção

  14. LUisao LUisao

    Agora houve uma evolução: Usando o BootCD com NVenabler fui mais longe. Vieram todas aquelas linhas, nenhum aviso de erro. Um bom tempo de verbose até aparecer uma tela branca com a maçã cinza no meio e nada. Nenhuma atividade.

    Uma breve longa história da minha experiência com Hackintosh:
    Minha primeira instalação foi com uma Distro (acho que era XxX86) era o Leopard (acho que 10.5.8). Instalou de primeira.
    Mas foi bem na época de lançamento do Snow e eu segui vários tutoriais de instalação por Pendrive, por BootCD+InstallDVD e tal. Nada. Até que achei um tutorial sobre como instalar de um HD para outro. Como eu tinha o LEO rodando em uma partição dividindo um HD com o Windows, comprei outro HD para instalar o SNOW. Com um certo trabalho, DSDT patch daqui, coletando kexts dali, finalmente instalei o SNOW em 64 bits e tal.

    So que o maio drama até chegar aí foi a placa de Vídeo. Eu tinha uma ATIRadeon e ela náo pegava a resolução máxima no SNOW, nem Open CL, GL, QUartz etc. Pesquisas em vários forums e fui atrás de uma placa NVidia, que era mais compatível. Como náo jogo, comprei uma básica (GeForce 8400GS). Só que ao iniciar o SNOW ela não inicializava nem no modo de vídeo mais capenga. Iniciava o OS X, mas a tela ficava preta. Eu precisei reinstalar a placa antiga fazer o EFI string e espetar a placa nova.

    Estou achando que essa placa de video esteja impedindo a inicialização dos arquivos de instalação. Isso faz sentido?

  15. Luisão faz sentido você achar que é o vídeo… mas faça um teste ai… tire o vídeo e tente (não me lembro de sua placa mãe tem vídeo on) dar boot… outra coisa tente o legacy (sem nvenabler)…. no meu harware e no de um amigo com harware antigo subiu muito bem com o cdboot sem nv enabler…. Tente ai que as kexts eu te arrumo….huhuhu

  16. Luisao Luisao

    Blz, Doooguinha, ainda não decidi se vou mesmo trocar a placa de video. Vou continuar tentando fazer a instalação com outros bootcds e pesquisando outros forums.

    Só uma curiosidade. Ao testar as configurações na BIOS, acabei mexendo nas de USB e acabei resolvendo um problema: eu não conseguia iniciar o OS X quando tinha qualquer coisa conectada alguma porta USB. Alterando a configuração de Legacy USB, agora posso deixar um pendrive, ou HD externo conectado que o sistema inicia numa boa.

    Agora, eu queria saber sobre as configurações de som. Aqui funciona parcialmente. Consigo ouvir CDs, DVDs, videos e audio streams, tudo o que importa mesmo. Mas os sons do OS, só ouço quando mando alguma coisa para a lixeira e quando esvazio a lixeira. Lá nas configurações de preferências do sistema, aparecem outros itens, mas eles não funcionam. Não é nada que faça falta. Só por curiosidade, imagino que o seu chip de som seja o mesmo da minha placa. Não me lembro se estou usando o kext voodoo, ou applehda. Talvez tenha até instalado os dois. Mas como saber qual deles realmente é o ativo? Qual o kext qu vc usa para audio?
    Valeu

  17. Luisão, eu uso aqui VoodooHDA para 64 bits… somente essa kext…. se quiser verificar dê um kextstat | grep -v com.apple com esse comando você saberá quais kexts não apple seu sistema sobe… ai basta ver se a VoodooHDA está por aí e veja tbm qual versão…. abraço…. Outra coisa… nosso audio é diferente… deixa te falar… no sistema Mac OS não tem tanto barulho assim pra você ouvir não velho…. tem barulho somente no ato de excluir, limpar a lixeira e no aumentar e diminuir volume…. Qualquer coisa podemos combinar de você me mandar as kexts que são necessárias para seu hardware que eu desenvolvo um pacote instalador para facilitar sua vida em caso de ter que formatar sua máquina….. abraço

  18. Davi Davi

    Opá!! Blz Dooguinha!
    Um toque para o Luisão:

    Cara, eu tenho a mesma configuração que a sua. Está rodando tudo perfeitinho mesmo… Antes, não rolava a rede… mas o Dooguinha deu uma força e tudo está nos conformes.

    Talvez, vc tenha que instalar o seu Snow Leopard com uma outra placa de vídeo… Eu tenho uma 9400 Gt 1gb DDr2, com ela não consegui efetuar a instalação…. o monitor fica preto logo depois do boot….. Daí, Tive que usar minha outra placa, 8600gt 512mb DDR2.

    Não necessitei instalar nenhuma Kext sequer, a instalação reconheceu todos meus dispositivos… Somente depois de reiniciado a primeira vez… Tive que instalar o VoodooHDa. O Resto funcionou tudin! Então coloquei novamente minha placa anterior.. e reconhceu normalmente.

    Eu usei o CD do iBoot (tonymacx86) + Pen Drive restaurado com o DVD Retail do Snow Leopard 10.6 (sem nenhuma alteração do MultiBeast).

    Valew!! Ainda não “manjo” tanto de Hacks…. estou usufruindo do meu a pouco tempo…. mas com a ajuda desse site e do nosso amigo Dooguinha…. Vamos longe!! Haha!!

    Abrçß!!!

  19. Somos nós que agradecemos leitores tão bons e afim de aprender como vocês… por essas e outras a comunidade Mac | Hackintosh cresce a cada dia…. no que precisar e estiver ao meu alcance pode ter certeza que vou ajudar….. enquanto meu pulso conseguir mexer e meus dedos conseguirem digitar vou ajudar essa comunidade que me acolheu de braços abertos… abraço brother…

  20. Luisão Luisão

    VAleu, DAvi,
    Desde meu ultimo post não voltava aqui. Fiquei meio descrente depois de tantas tentativas sem sucesso. Seu relato me lembrou minha primeira instalação do Hackintosh. O negócio é que depois que fiz minha 8400GS funcionar, desfiz-me da outra placa. Então eu teria que comprar outra placa. Mas pelo que entendi, vc instalou o Snow Leopard, não o Lion. É isso?
    obrigadão pela dica. abraço

  21. Davi Davi

    Opá Luisão! Blz!

    EntãO, foi Isso mesmo…. Fiz a instalação com o Snow LEOPARD. Neste momento estou instalando o Lion… Daki a pouco volto aki e posTo se rolou tudo certinho. Blz?!

  22. Davi Davi

    Eae Dooguinha! Blz?!

    Feedback da minha 1º tentativa de instalação do Lion:

    ¬¬ ainda não consegui… Está dando Kernel Panic.
    Baixei os 2 CD’s Boot do HMTB (Com Nvenable e Sem Nvenable)… Ambos estão dando o mesmo erro.

    Talvez eu tenha que formatar o meu HD em outra máquina primeiro, já que quando instalei o Snow Leopard pela 2º vez… Coloquei o Cdboot (iBoot), mas parecia estar dando conflito com o “Boot Loader” q já estava instalado no HD. Então formatei o mesmo em outra máquina, daí funcionou.

    Quando chegar em casa vou tentar novamente. Instalei o Lion num Mac Mini que comprei…. Putz!! Muito Loko!!! Mas no Hack vai rodar muito melhor e mais rápido (rsrs… espero).

    Abrçs!

  23. Davi é muito estranho não conseguir, seu Hardware é muito bom e compatível… somente essa 8400GS pode estar matando tudo…. já tentou instalar sem ela(pela onboard) e só depois do sistema com os devidos ajustes coloca-la? só pode ser o vídeo… em modo Verbose para onde (com -v) ? já tentou fazer instalação com -x arch=i386? abraço

  24. elvis guitar elvis guitar

    cara to com um problema,fui fazer a atualização do mac osx 10.6.8 para o mac osx lion 10.7 e ai quan do eu coloquei o pendrive com a imagem,o laptop pediu um reinicialização,apos reiniciar ele ligou e entrou em uma tela com um ponto de interrogação,vc tem alguma soluçao para esta situação ou problema.

  25. Opa elvis Obrigado pela visita cara… é o seguinte só pra deixar mais claro… esse lance do pendrive só server para uma instralação Limpa(onde formato o disco e perco tudo) se o que quer é um upgrade do 10.6.8 para o 10.7 você pode executar o .app e simplismente seguir os passos… assim serão preservados todos os aplicativos, configurações… não sei exatamente se sua dúvida foi sanada mas se não foi retorne aqui um comentário com uma explicação mais detalhada do problema….. na uqestão do Pendrive para dar boot por ele basta ligar seu mac com o mesmo plugado e com a tecla OPTION precionada e na lista que aparecer escolher o mesmo…. abraço

  26. Bruno Bruno

    Dooguinha, blz de post velho, mas não consigo fazer a instalação do lion funcionar.
    Tô dando o boot pelo meu hackintosh (10.6.3 iAtkos) no notebook msi x-340. Usando o chameleon. Sempre aparece a mensagem “Can´t find mach_Kernel.
    Algo errado com o hardware ou com o processo de criação do pen drive?
    Valeu pela força

  27. Beleza Bruno? Obrigado pela visita cara…. não tem erro algum o problema é que seu Chameleon não possui suporte ao Lion, tem que instalar um chameleon para bootar desse jeito…. instale esse chameleon http://dl.dropbox.com/u/7022385/Chameleon-RCr1020%20HMBT.pkg.zip … assim você conseguirá bootar pelo pendrive que criou… pois esse chameleon que te indico aqui é compatível tanto com Snow Quanto com Lion…. Boa Sorte… em caso de dúvidas estamos à disposição para lhe ajudar… abraço

  28. Luisão Luisão

    AE, Doooguinha, tudo em paz?
    Tive uma ideia e queria saber se vc acha que pode funcionar. Para fazer imnha primeira instalação do Snow Leopard, segui alguns tutoriais, editei DSDT, EFI string, etc. sem saber exatamente o que estava fazendo. Então preciso da opinião de quem entende melhor. Se não me engano, quando se gera essa EFI STring, ela é colocada em algum arquivo tipo boot.com.plist, algo assim. Tem como alterar esse arquivo no pendrive que vai ser usado para a instalação? FAz sentido isso?
    Valeu

  29. E ai Luisão tudo certo cara…. é o seguinte, o arquivo no qual a String de vídeo é inserida só fica disponível após a instalação…. (salvo se não tiver enganado)… mas é o seguinte, quando se usa EFI String para ativação de vídeo com o programa EFI Studio.. ele insere a string no arquivo com.Boot.apple.plist que fica na pasta /Library/Preferences/SystemConfiguration …. (que só fica disponível após terminada a instalação… por isso a não possibilidade de inserir String de vídeo no pendrive de instlação) mas isso não faz diferença… porque a maioria dos CdBoots vem com a NVEnabler (que na maioria dos casos já serve para ativação do vídeo durante a instalação)… sinceramente, o que importa pra mim é conseguir ativar o vídeo após a instalação… mas sua idéia é boa… mas no primeiro boot sem o pendrive já perderia o vídeo…. veja em minha resposta e diga se entendi errado….

  30. Fabio Fabio

    Olá, primeiramente gostaria de te dar os parabéns pelo tutorial, muito bom e funcional!
    Gostaria de lhe fazer uma pergunta!?
    Eu vi em diversos tutoriais que eles apenas arrastam o “InstallESD.dmg” para Fonte e em Destino indicam o “PENDRIVE” e que seu tutorial vai mais afundo!
    Logo a minha pergunta, qual a diferença fundamental entre os dois métodos?
    De você ter que deletar o atalha “Packages” e coisa e tal…

  31. Bruno Bruno

    Dooguinha, não deu certo cara :S
    continua aparecendo “can´t find mach_kernel”. Instalei o chameleon que você indicou, tentei outros que achei com suporte ao lion e nada.
    Pode haver algo com o .app que baixei? ele fica indisponível (com aquele circulo cortado no meio em branco) para instalação dentro do snow que uso (10.6.3).
    Só pra conferir o hardware do notebook:
    Chipsets Intel GS45 + ICH9M-SFF
    PLACA DE VIDEO: INTEL GMA4500MHD
    CORE 2 DUO SU7300
    2Gb DDR (800Mhz)
    320Gb (SATA)
    Valeu a força!

  32. Olá Fábio obrigado pela visita cara…. Obrigado pelas parabenizações tbm… é o seguinte…. resolvi ir mais a fundo nesse tutorial porque a pessoas que realmente não tem experiência coo a gente… ai ficaria difícil seguir um tutorial sem muito detalhes… a questão de arrastar o InstallESD.dmg para o a fonte, pra mim “Nunca”funcionou… não sei o porque exatamente… meu Utilitário de disco simpliesmente não permite arrastar o mesmo… só permite da forma mostrada no artigo… que é arrastar o disco montado… a Packages é necessário excluir o atalho e colocar a pasta “Verdadeira”lá porque se não no momento em que a instalação for necessitar daqueles pacotes vai procurar o atalho e como o outro disco não estará montado… mas basicamente é isso… fique a vontade.. abraço

  33. E ai Bruno tranquilo? Olha não existe problema com o que foi feito no Artigo… o problema é o chameleon não está conseguindo bootar pelo pendrive… mas lá vai uma ferramenta que te fará conseguir… baixe esse CD Boot http://dl.dropbox.com/u/7022385/BootCD%20LION%20DP4%20sem%20nvenabler.iso.zip tente ai e me retorne … mas vou lhe adiantar… para seu vídeo ainda não existe caso de sucesso… caso consiga instalar ficará sem aceleração gráfica e no caso um Hackintosh sem aceleração gráfica só servirá para acesso a internet, você não conseguirá por exemplo ver filmes (HD), rodar alguns programas… mas tente ai com esse CDBoot… Reinicie com o pendrive plugado, dê boot pelo CD e escolha o pendrive no momento que for solicitado… abraço

  34. Bruno Bruno

    Tô ligado meu velho. essa placa de vídeo não tem qi/ce ainda, tem um pessoal trabalhando nisso, mas até agora nada. consegui no máximo forçar uma resolução maior, mas nada de aceleração. Meu hack tá horrível, todo capenga, só serve pra net e umas tarefas básicas. Vou seguir sua orientação aqui e te retorno! valeu pela força mais uma vez!

  35. Tranquilo meu velho… faça teste com o CDBoot que te enviei… caso não dê lhe passarei outro… abraço

  36. Bruno Bruno

    agora consegui dar o boot com esse cd!!!! maaaas a instalação ta pedindo pra particionar o hd pra poder instalar. não ta instalando na partição que tinha o snow!! e o pior que agora não consigo mais dar boot em outra instalação do snow, ta dando erro!! uhauahuahauh

  37. Bruno o Lion não instala em esquema de partição MBR, se seu HD estava assim formatado terá que formatar totalmente deixando em GUID, instalar o Lion e depois vir e instalar o Windows na partição que deixar pra ele(o Widnows) tbm terá que ser instalado na partição GUID…. porque ainda não desenvolveram um método para permitir a instalação do Lion em MBR.. somente em GUID… abraçco.. qualquer dúvida pode voltar aqui…

  38. poxa estou COMEÇANDO agora a me endender com o mac ja aprendi varias coia e agora vou testa instalar o lion pelo pendriver muito obrigado pela diga

  39. Obrigado pela visita Ricardo, O intuito do BLOG é esse mesmo… qualquer coisa que precisar pode postarsua dúvida aqui, na medida do possível iremos lhe ajudar…. abraço

  40. bruno bruno

    Pronto dooguinha! Agora deu tudo certo. é verdade que ainda continua um hack ruim por conta da falta de suporte do meu hardware, mas ta valendo!
    só me resta uma última dúvida. qual boot devo instalar? (iboot? chameleon?).
    mais uma vez muito obrigado pela ajuda e excelente post!

  41. bruno bruno

    pronto dooguinha, funcionou!
    Agora só me resta uma última dúvida. Qual boot instalar? qual versão? (iboot? chameleon?).
    mais uma vez muito obrigado pela ajuda e excelente post.

  42. Bacana Bruno, Sinceramente eu te aconselho usar o Chameleon… muito melhor, mais estável, fácil de configurar e tem um equipe grande e experiente por trás do projeto…. Mas aconpanha na no InsanelyMac quem sabe a galera acha alguma solução pra seu vídeo…. ficamos felizes que tenha gostado do BLOG…. grande abraço

  43. Luisao Luisao

    Fala, Doooguinha! Finalmente consegui instalar o Lion. eu sabia que podia ser alguma coisa muito simples. No fim, foi bem mais simples que eu imaginava. Nao me conformava em trocar a placa de video. Entao troquei apenas a saida para VGA no lugar da DVI e pronto! Aqui estou eu escrevendo esta mensagem ja no meu OS X Lion. A internet funcionou de cara. Ainda nao instalei nenhum kext, nada. Vou fazer alguns testes no fim de semana pra ver o que funciona e o que precisa de ajustes e te dou um alo.
    Muito obrigado pela atencao e toda a ajuda.
    abracao

  44. Que massa velho… pode dar um pulo aqui todas as vezes que precisar de algo…. o esquema é que agora você está com Retail meu velho… ai facilita muito as coisas… você sabe exatamente o que está instalando… Estou muito feliz mesmo… pode ter certeza que aparecerão cada dia melhores artigos na tengente do mundo Open source e Mac OS… São leitores como você que fazem termos cada dia mais energia para escrever bons artigos… fique a vontade para criticar também… forte abraço

  45. Joao Joao

    DOOOGUINHA,

    ESTOU COM O MESMO PROBLEMA DO luizao, NO ENTANTO ELE DIZ QUE TROCOU apenas a saida para VGA no lugar da DVI e pronto! NAO ENTENDI. TENHO UMA GEOFORCE 9500 GT E ESTOU USANDO UMA SAIDA HDMI PARA UMA TELEVISAO PHILIPS 32 POLEGADAS. COMO PROCEDO… UM ABRACO.

  46. Obrigado pela visita ão… qual foi a forma de ativação que usou para vídeo? Estou no interior de MG cara… assim que chegar na segunda a noite eu te dou uma moral nessa questão….vamos fazer o máximo possível pra deixar tudo funcional…. abraço

  47. Luisão Luisão

    Olá, João,
    Licença para me intrometer aqui. Minha placa de video tem três saídas de video: VGA, DVI e S-Video. Eu estava usando a DVI. Troquei o cabo e conectei a saída VGA da minha placa no meu monitor. Fiz uma pesquisa rápida e parece que a sua placa vem em versões com saídas VGA e DVI ou com duas saídas DVI e, para usar HDMI, tem um adaptador. Se a sua tiver essa saída VGA, é só usar essa em vez da DVI. Agora se for com duas saídas DVI, não tenho a menor ideia. Mas se vc tiver um monitor com entrada DVI, acho que vale a tentaiva de usar essa saída só para testar.

  48. Joao de itambacuri Joao de itambacuri

    Valeu luiz’ao(sua participacao me deixou satisfeito), valeu doooguinha vou testar e retorno ao assunto. Obrigado por enquanto…

  49. Joao de itambacuri Joao de itambacuri

    Minha placa tem duas saídas dvi. Creio agora que o caminho é outro. de qualquer forma agradeço a atenção.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.