Skip to content

Como criar pendrive bootável do Mac OS X Lion

Olá galera tudo tranqüilo?
Com a chegada da nossa versão final do Mac OS X Lion pairou sobre nossas cabeças como seria se precisácemos fazer uma instalação do ZERO em nossos iGadgets… Com o upgrade sendo feito através do App Store fica essa dúvida na cabeça dos usuários… De acordo com a Apple caso o usuário queira uma instalação Limpa, o mesmo terá que instalar o Snow Leopard fazer update até a versão 10.6.6 e ai, só depois dessa trabalheira toda você será capaz de subir para o Lion (o que na verdade já não é mais uma instalação limpa.. venhamos e convenhamos Apple, isso não é instalação limpa)… mas deixemos de mazela e vamos ao que interessa…. hoje vou ensinar como criar um pendrive bootável com a versão Build final (11A494) do Mac OS X Lion….
O que você precisará:

—> 1 computador rodando Mac OS X Snow Leopard (pode ser Hackintosh)
—> o .app do Mac OS X Lion (isso mesmo galera… o Sistema operacional vem como .app)
—> 1 pendrive de no mínimo 8GB (poderia ser 6Gb, mas como nunca ví estou indicando um de 8)
—> 15 minutos pra ler esse artigo

Galera primeira coisa a se fazer é preparar o pendrive… vá até o Utilitário de Disco, no painel superior | Ir/Utilitários

Lion

Entre em Utilitário de Disco
Lion_1

Chegando ao Utilitário verá uma tela mais ou menos assim
Lion_2

No painel da esquerda selecione o disco onde deseja que o Lion faça sua moradia… No caso um Kingston Datatraveler de 8.01 GB
Lion_3

Na aba de ações escolha Particionar
Lion_4

Em esquema de volume e Informações de Volume coloquei respectivamente 1 Partição e nome coloquei Lion (pode se usar qualquer nome, pois o mesmo será substituído posteriormente)
Lion_5

No canto inferior direito clique em Aplicar
Lion_6

Será notificado sobre as notificações no Disco
Lion_7

Mande particionar. Acabamos a primeira etapa….
Agora pra adiantar as coisas baixe o aplicativo ShowAllFiles
Executeo e claque em Show

Lion_8

Agora vá até seu .app que baixou da App Store, claque com o botão direito do mouse e claque em Mostrar Conteúdo do Pacote
Lion_9

Como na imagem entre na pasta Contents depois na pasta SharedSupport chegará até nosso primeiro arquivo importante…. execute o arquivo de imagem InstallESD.dmg
Lion_10

Ao executá-lo verá uma tela semelhante a essa
Lion_11

Agora execute o BaseSystem.dmg
Lion_12

Chegará a essa tela
Lion_13

Agora volte ao Utilitário de Disco, na guia onde usamos para Particionar o disco de destino do Lion, clique em Restaurar
Lion_14

Em Fonte arraste Mac OS X Base System (que foi montado quando executamos o BaseSystem.dmg)
Lion_15

Em destino arraste seu pendrive para label (em nosso caso o chamamos de Lion)
Lion_16

Ficando assim a tela completa
Lion_17

Clique em Restaurar no canto inferior Direito
Lion_18

Será notificado, clique em Apagar
Lion_19

Digite sua senha
Lion_20

Todo o processo demora em torno de 5 minutos…. agora falta pouco galera… muito pouco… Agora amigos vá até o disco Mac OS X Install ESD
Lion_21

Agora copie a pasta Packages para a área de transferência (Command+C)
Lion_22

Agora vá no pendrive (que agora chama-se Mac OS X Base System)… pra facilitar na identificação do local correto, aconselho verificar a ordem dos dispositivos montados (em todos meus teste por ter sido o ultimo a ser montado em todo o processo o pendrive fica como sendo o ultimo da lista)
Lion_23

No seu pendrive vá em System/Installation
Lion_24

Exclua o atalho para  a pasta Packages que ali se encontra
Lion_25

Lembram da pasta Packages que copiamos lá do Mac OS X Install ESD?
é pra cá que vamos copialo, é uma cópia um pouquinho demorada (já que estamos falando de 3.26 GB e para um dispositivo com velocidade de gravação baixa)
Lion_26

Agora é só correr para o abraço… pode usar tanto no seu Mac verdadeiro quanto no seu Hackintosh (com o devido CdBoot… Aconselho CdBoot feito pelo André do HMBT…que funciona desde de o DP4 do Mac OS X Lion)…
Abraço a todos… Espero que ajude a todos… Obrigado aos vários fóruns sobre Mac OS, OSX86 que existem por ai… em especial à toda staff do HMBT (http://www.hmbt.org/forum)
Fui!!!! 😀

Gostou? Comente, complemente e espalhe!

132 Comments

  1. Joao de itambacuri Joao de itambacuri

    show de bola, vou tentando, valeu!

  2. Joao de itambacuri Joao de itambacuri

    enfim o lion funcionou!
    01 – instalei a atualizacao e ocorreram os problemas descritos acima e o meu snow parou de funcionar.
    02 – comecei uma instalacao do zero em outro hd da mesma maquina e a instalacao nova fez o lion funcionar(sem rede, sem som, video ruim).
    03 – instalei o multbeast 3.8 com o bootloader quimera e reiniciei a maquina.
    04 – a nova instalacao parou de funcionar.
    05 – dei o boot outra vez com o quimera instalado e tentei abrir o snow leopard que eu tinha atualizado e ja nao estava funcionando, motivo que pedi ajuda.
    06- para surpresa minha funcionou com o lion instalado e tudo funcionando… som, video, internet…(na instalacao velha e sobre o snow).
    07 – estou felicissimo.
    08 – fica ai meu relato para ajudar outros.
    valeu pelo apoio.
    abracos.

  3. Luisao Luisao

    Olá, doooguinha,
    Tudo em paz? INstalar o Lion, depois de alguns, testes ficou bem simples. Mas o Chameleon nao esta funcionando bem. So da boot em verbose mode. Caso contrario da uma mensagem de erro – ebios read error device timeout. Ja tentei os dois pkg de Chameleon do HMBT e mais alguns outros que baixei de outros lugares. Alguma sugestao?

  4. Vixe, já vi acasos assim mas sem solução…. vá em seu com.Boot.apple.plist ou no org.chameleon…. (caso use uma versão mais nova do chameleon) e isira em Kernel Flags o -v… vai evitar que se tenha que inserir manualmente essa flag toda vez que ligar seu hack…. não é bem uma solução, mas vai de tirar a necessidade de colocar esse comando em toda inicialização do sistema… abraço Luisão….

  5. Felipe Felipe

    quando se usa EFI string ela geralmente fica no arquivo de arranque – com.apple.Boot.plist

  6. Obrigado pela visita Felipe, geralmente a EFI String fica no com.apple.Boot.plist da pasta /Library/Preferences/SystemConfiguration…. se quiser tem que fazer as alterações manualmente no com.apple.Boot.plist da pasta Extra (que é o arquivo que o Chameleon lê….) mas qual sua dúvida? Está com algum problema nesse arquivo?

  7. Marco Marco

    gostei do seu artigo, ma s tem um problema, o link http://dl.dropbox.com/u/7022385/ShowAllFiles.zip nao contem os arquivos que voce menciona entao parei no meio do seu tutorial. mas gostaria de continuar e finalizar a criação do pendrive.

  8. Obrigado pela visita Marco, olha cara eu testei o link agora… no momento em que estou respondendo seu comentário e o link está funcionando normalmente… qualquer dúvida estamos à disposição… abraço

  9. Crods Crods

    Opa blz parabéns pelo site Doguinha, cara estou com um problema par ecido com o do elvis, tenho um imac de 21,5″ core i3 e estava rodando mac os x snow leopard 10.6.8 baixei a app e tentei instala-la, não rolou, dai fui tentar fazer a instalação na mão, rodou a primeira parte sem bootar e qdo acabou pediu que o imac FOSSE REINICIADO, Qdo fiz isso ele carrou um client de instalação e deu erro para prosseguir, bem depois de muitos passos executados, tais como (bootar com cd do snow, pen drive criado do lion e do snow, cd criado do lion, ele simplesmente não sobe com o hd original fala q não pode carregar o meu hd como disco de inicialização ja tentei verifivar e reparar no utiliário de disco mais da erro de nó invalido, ja até arrisquei alguns comando unix no console para tentar foçar o boot pelo meu hd, mais o maior problema é que antes da imagem do hd ele carrega a imagem do “Mac OS X Base System” antes e não me deixa fazer nada mais no meu hd, bom é mais ou menos isso, gostaria muito que voc~e pudesse me ajudar estou a 4 dias enrolado nisso, e não posso formatar o hd pois não tenho bakup dos meus dados….

  10. Crods obrigado pela visita, olha…. vou te recomendar a abrir seu imac (se tiver experiência nisso claro) e tirar seu HD,… levar a té um PC com Windows, instalar um aplicativo chamado MacDrive e puxar seu arquivos por esse PC com Windows…. não vejo melhor solução para seu caso…. procure no google existem vários vídeo mostrando como fazer upgrade de HD ai é só usar a seu favor… no que precisar estamos ai mestre…. valeu

  11. André André

    Doguinha, parabéns pelo maravilhoso blog. Estou com um problemasso e preciso muito da sua ajuda. A situação é a seguinte: Tenho um Macbook Pro de 13″ que, começou a apresentar problemas, ficou absurdamente lento, demorava as vezes 10 minutos pra iniciar e etc. Aí resolvi formatar, formatei e até aí tudo certo. O problema é, quando fui fazer a instalação do SL (com o disco original que veio com ele) sempre lá pelos 70/80% de instalação, ele dava um erro, dizendo que a instalação falhou e etc. Então, como eu havia comprado e instalado o Lion pela mac store, pensei, vou tentar instalar o Lion pra ver se vai falhar a instalação também. O problema é, o meu outro pc é um windows, logo não tenho acesso a Mac Store pra baixar o Lion denovo. Achei um site que explicava como fazer um Hackintosh com o vmware, baixei o lion pra vmware e agora não sei o que fazer mais, pois percebi que a estensão do Lion normal, da mac store, é .app e vem com outras pastas, e o arquivo que tenho aqui é .vmdk. O que eu faço?

  12. Obrigado pela visita André…. Olha .VDMK só roda em Máquina virtual, portanto não servirá como sistema nativo para sua máquina…. olha eu te aconselho mesmo é utilizar a mídia que tem ai pra fazer a instlação ou então pegar uma mídia RETAIL com alguém…. essa questão de erro só pode ser referewnte a mídia…. poderia te indicar o LION, mas como ainda não temos o mesmo sendo vendido em Mídia DVD… fica meio ruim…. mas veja se consegui baixar na internet ou se pega com um amigo uma mídia do RETAIL como te indiquei acima e faça testes….. se der problema novamente considere algum problema de hardware……. Qualquer dúvida dê-me algum retorno….

  13. André André

    Muito obrigado pela, incrivelmente, rápida resposta! 🙂
    Bom, eu já tentei instalar pela mídia que eu tenho, umas 10 vezes. Tudo corre normalmente até que aparece o erro. Já tentei inclusive restaurar o sistema a partir do time machine, que eu tambem tenho num hd externo. Ele faz o processo todo, finaliza, diz que foi restaurado com sucesso, aí quando eu clico em reiniciar o computador trava. fica aparecendo aquele disco-arco-iris e nao sai disso. Nao reinicia nem destrava, nao importa quanto tempo espere, ja deixei por mais de 4 horas pra ver se destravava, e nada. Aí o que eu fiz foi desligar o mac direto no botao e ligar normalmente, pra ver se mesmo tendo crashed eu ia conseguir, e nada. o sistema passou a ficar num boot-reboot eterno. Ele iniciava, ficava na tela da maça por uns 10 minutos, e reiniciava. Eternamente….

    Agora, eu não tenho acesso a uma mídia retail, oq vc acha que pode estar causando esse transtorno todo?

    Pq vc acha que o mac começou a travar, congelar e demorar 10 minutos pra iniciar?

    Pq vc acha que está dando esse erro na instalação com o disco original do Snow Leopard?

    E pq vc acha que nao está funcionando a restauração pelo time machine?

    (Me desculpe por estar fazendo tantas perguntas, é que estou desesperado, comprei esse macbook MOSTRUARIO na fast shop ele deu esse problema depois de apenas 3/4 meses de uso, veio com uma manchinha branca (acho que dead ou stuck pixel) e agora estou sem poder usá-lo por uma semana)

  14. Olha andré…. vou dar uma única resposta para todas suas perguntas….. Defeito de hardware….. Cara, precisamos considerar um defeito de hardware ai….. se fosse sua memória a própria EFI do mac (BIOS para usuários de PC) acusaria…. a EFI checa em todas as inicializações se tudo está OK…. mas não consegui checar HD…. dai minha dúvida se não é seu disco que está provocando esse travamento em seu Mac….. veja também que por exemplo, a instalação começa, vai indo tudo normal e depois como você mesmo diz… trava e não anda…. está me parecendo que quando o HD esquenta ou algo assim ele começa a travar todo o sistema….. Não é um diagnóstico preciso, mas por eliminação estou apostando minhas fichas no HD… faça testes ai…. por exemplo…. teste somente com 1 pente de memória…. substitua o HD se houver possibilidade…. precisa-se fazer testes…. Estou à disposição…. no que precisar manda vê aqui…..
    Abraço amigo

  15. André André

    Muito obrigado pelas respostas! Porém, desisto. Vou levar numa autorizada… 😛

  16. rodrigo rodrigo

    Boa noite comprei um macbook pro na fastshop e o mesmo veio com uma senha que nao consigo descobrir qual é, gostaria de saber como posso fazer para descobrir ou mesmo alterar a senha do meu mac

  17. Rafael Rafael

    amigo o seguinte fiz igual ae e tudo so que na hora de escolher o idioma tudo bem mais na hora utilizar o utilitario de disco nao aparece la o hd so aparece a unidade usb e mais nada ajuda ae obrigado

  18. Rafael, obrigado pela visita…. Estais a usar essa dica em um Hackintosh ou Mac verdadeiro…?

  19. RIchard RIchard

    Douguinha, parabens… nao tenho muita experiencia com mac, mas segui sua materia passo a passo e não teve erro… obrigado!

  20. Obrigado pela visita Richard, nosso intuito é esse mesmo….. no que tiver dúvida, é só perguntar que será o mais rapidamente respondido….

  21. marcos basile marcos basile

    Olá , achei o site ótimo e parabéns pela iniciativa , mas vamos lá , tenho um macbook pro e um air…fiz o procedimento do pedrive com sucesso , mas agora quero fazer o mesmo no pendrive do air pra poder deixar o lion salvo nele , pois veio com o snow leopard no pendrive….obrigado pela atenção e espero ter sido claro…obrigado mais uma vez..um abraço

    Marcos

  22. Opa Marcos beleza?
    Cara, eu entendi o que quer dizer sim… só que por não ter um Pen desses da apple não tenho como testar… mas me lembro que a pouco vi uma ferramenta chamada SM32Xtest que faz o que você quer…. você pode usa-la para formatar e usar o esse próprio how to para o restante do serviço… espero que tenha dado uma luz pra você… Te juro que se tivesse um Pendrive da apple eu faria um artigo agora….. ams como nem tudo é perfeito…. Abraço amigo

  23. marcos basile marcos basile

    Obrigado pela rápida resposta , vou experimentar o que vc disse e dou um feedback…mais uma vez obrigado e parabéns pela iniciativa..um abraço.
    marcos.

  24. LayseSobreira LayseSobreira

    olá pessoal,

    Fiz todo o passo a passo, meu pendrive dá o boot mas dá uma kernel panic:
    var/db/bootcache.playlist:2 no such file or directory

    O que pode tá acontecendo???
    Grata pela atenção!

    config:
    Notebook Vostro 1520
    Intel Centrino T6670 (2.2GHZ)
    NVIDIA GEFORCE 9300M
    HITACHI 320GB HARD DRIVE
    4GB RAM
    INTEL WIFI 5100 802.11 A / G / N (não funciona)
    Wifi Adapter USB Tenda W311U
    Sistema em uso: MacOS X 10.6.8 (retail)

  25. Layse obrigado pela visita, como está setado seu HD na BIOS no notebook? está como AHCI? Abraço

  26. LayseSobreira LayseSobreira

    OI DOOOGUINHA, TÁ COMO AHCI SIM! ABRAÇO

  27. Mestre, tenta subir com -x -v só pra gente ver uma coisa…. e me manda o link da foto de pelos menos 15 linhas….. na hora que parar….

  28. Qual cdboot está usando? já tenho mais ou menos uma solução… mas preciso saber primeiro qual o cdboot…. abraço

  29. Layse Sobreira Layse Sobreira

    Doooguinha, eu instalei no pendrive o Chameleon 2.0 rc5… tentei o boot por ele e usei também o cd do nawcon(oSX86) ver. 0.3.1. Grata pela atenção!

  30. Layse Sobreira Layse Sobreira

    Doooguinha, deu o mesmo problema… bootei pela iso do link q vc mandou mas deu a mesma tela que te enviei…
    Abraço!

  31. Layse Sobreira Layse Sobreira

    Dooguinha eu reiniciei aqui e o instalador inicializou pela iso… To aguardando a instalação… Daqui a pouco te dou um feedback.
    Abraço!

  32. LayseSobreira LayseSobreira

    Doooguinha, deu certo! Eu instalei na mesma partição que o sl e ficou um pouco lento, vc acha que se eu formatar a partição e fizer uma instalação limpa eu resolvo o problema da lentidão?

    grata pela ajuda!

  33. Cara, uma instalação limpa é sempre melhor que qualquer coisa….. mas precisamos saber se a lentidão tem haver com o sistema ou com as kextsque você usou…..o ideal mesmo seria que você tivesse 2HD para ficar testando tudo…. mas tente utilizar as kexts mais novas e os Chameleons os mais novos semrpe…. Estou bastante feliz que tudo deu certo por ai….. o/
    Qualquer coisa pode pedir ajuda aqui meu velho…. você é sempre muito bem vindo…. Forte abraço

  34. Layse Sobreira Layse Sobreira

    Dooguinha, fiz a instalação limpa, sendo que ele n abre o sistema. fica naquela tela preta do link q te enviei. to usando a iso q vc mandou pra entrar no boot e mesmo assim n vai. o que pode tá acontecendo?
    Grata pela atenção

  35. Layse Sobreira Layse Sobreira

    Doooguinha, consegui fazer a instalação limpa e o Lion iniciou… Agora to com outro problema: o teclado não foi reconhecido. Vi em alguns sites pra copiar a kext do teclado pro pendrive, sendo que n sei pra qual diretório ele deve ficar..

    Grata pela atenção, mais uma vez!

  36. Layse, você está usando teclado PS2? Caso seja te pasos um link para download….. Abraço

  37. Layse Sobreira Layse Sobreira

    To n dooooguinha, eh o teclado do notebook…

  38. Tente instalar http://dl.dropbox.com/u/7022385/PS2_NoteBook.zip … ai tem kexts para teclado de notebook… veja ai e me dê um feedback…… estou saindo da faculdade e quando chegar quero uma resposta positiva… instale usando kext wizard e não esqueça de reparar as permissões… utilize um teclado USB para digitar a senha na instalação das kexts…. abraço

  39. Layse Sobreira Layse Sobreira

    Doooguinha só tem um problema… n tenho teclado usb aqui. O do meu pc é do padrão antigo. Eu pensei em fazer o seguinte: instalar o sn e depois o lion. Só temo pela lentidão… Abraço

  40. Cara, arruma um teclado USB emprestado velho…. vai valer a pena…. é só instalar esses kexts que te passei que vai ter até multitoque se seu trackpad der suporte…… veja o que pode fazer…. vale a pena d+…e outra coisa… no hackintosh não dá pra instalar por cima como em um Mac verdadeiro… no hackintosh é só instalação limpa…. você pode ter as 2 instalações… tipo um dual boot com Mac OS… mas por cima como eu entendei que você quer fazer no hackitnosh não dá…..Abraços meu velho

  41. Layse Sobreira Layse Sobreira

    Doooguinha, deu certo aqui! Fiz uma instalação limpa do lion. Na primeira tentativa o teclado n foi encontrado. quando tentei na segunda vez, ele reconheceu o teclado 🙂 e ai tudo deu certo por aqui… Instalei as kexts e talz.. tá tudo funcionando. Só mais uma dúvida: que bootloader vc recomenda? O chameleon mais novo? Eu encontrei tbm uma versão pra lion do multibeast que instala o chimera… to na dúvida… E quero agradecer pela ajuda imensa que vc deu a mim e a essa galera ai em cima! Parabéns pelo seu trabalho! Abraço!

  42. Layse, desde o primeiro Beta do Lion utilizo http://dl.dropbox.com/u/7022385/Chameleon-RCr1020%20HMBT.pkg.zip …. que funciona tanto com snow quanto com Lion, Windows 7, WIndows XP e tals…. mas ele ainda utiliza como arquivo de leitura o com.apple.Boot.plist , só que isso pode te confundir por exemplo se você pegar um hackintosh de uma migo pra ajuda e ele estiver usando um chameleon mais novo, o arquivo padrão dele é o org.Chameleon….. mas podes usar esse ai de cima que deve ficar tudo filé…. foi desenvolvido pelo André do HMBT (moleque manja muito de Hackintosh)…. tenho uma versão mais nova… você quer? Obrigado pelos elogios, obrigado mesmo…. são leitores como você que engrandecem BLOGs independentes como o nosso…… Se não for pedir d+, peço apenas que ajude na divulgação…. seria ótimo….. Se puder o faça por gentileza….. Abraço, e fico no aguardo de um feedback….

  43. Layse Sobreira Layse Sobreira

    Envia pra mim então a versão mais nova! Mais uma perguntinha: é normal ele demorar a inicializar? fiquei um pouco preocupada pq no SL ele carregava bem mais rápido o sistema e no Lion demora um pouco mais.
    Pode deixar, Vou divulgar sim!
    Abraço e mais uma vez obrigada!

  44. Layse Sobreira Layse Sobreira

    Instalei aqui mas o estranho é que demora um pouco mais do que o cd a dar o boot. além disso, quando inicializa pelo hd, o teclado e touchpad deixam de funcionar… Abraço!

  45. Faz o seguinte, entra com o cdboot, instala as kext de teclado que lhe mandei em /System/Library/Extesion …. repara as permissões, e volte a dar boot pelo HD e veja se o teclado fica funcional….. abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.