Skip to content

Slackware 13.37 (Leet) liberado!

Depois de quase um ano de desenvolvimento, o tradicional Slackware, tendo à frente a sua equipe de desenvolvedores, lançou o segundo ponto de atualização para a versão 13 de sua poderosa distribuição Linux. Discutindo este lançamento, os colaboradores dizem que os usuários vão “avaliar o desempenho e a estabilidade, que só será possível através de testes rigorosos e bastante cuidadosos”.

Como foi observado anteriormente, a última versão estável deveria ter sido a versão 13.2, mas os desenvolvedores optaram por aumentar o número de versão para 13.37 (“leet”) – para que ele pudesse ter um codinome como outras todas as demais distribuições Linux costumam fazer, ao passo que o Slackware nunca tinha um.

A versão 13.37 do Slackware Linux é baseada no Linux kernel 2.6.37.6, mas também vem com o kernel 2.6.38.4 como uma alternativa para usuários que desejam executar a versão mais recente, caracterizada pelo ambiente desktop KDE 4.5.5 ( todos sabem que o KDE 4.6.2 é a mais nova versão), além da leveza do Xfce, (o 4.8.0 foi lançado em janeiro).

O X Window System foi atualizado e inclui o driver de código-fonte aberto Nouveau para placas gráficas NVIDIA. O instalador do Slackware foi melhorado, e agora suporta a instalação de sistemas de arquivos btrfs. Pacotes de atualizações incluem o serviço mensageiro Pidgin 2.7.11, o editor de imagens GIMP 2.6.11, Perl 5.12.3 e Python 2.6.6, bem como a versão 4.5.5 do navegador Konqueror, SeaMonkey 2.1 Beta 3, o navefador Firefox 4.0 e cliente de e-mail Thunderbird 3.1.9.

Estabilidade e Segurança:

Orgulhando-se extremamente em relação à manutenção da estabilidade e da segurança da distribuição, o Slackware é uma das primeiras distribuições Linux a ser construída em cima do kernel. Após a atualização estável mais recente, não há nenhum roteiro específico para a publicação da próxima versão estável. Da mesma forma que os desenvolvedores do Debian, o projeto Slackware não se atem a rígidos cronogramas, mas espera até que os desenvolvedores estejam bastante satisfeitos com o seu atual estado de desenvolvimento.

Informações adicionais sobre esta atualização estável, ​​podem ser encontradas nos anúncios oficiais de lançamento, em suas notas de lançamento oficiais e na lista de pacotes atualizados. O ramo 13.37 do Slackware Linux está disponível para download para sistemas de 32 e de 64-bits. Até o momento desta liberação, o site do Slackware parecia estar passando por problemas intermitentes.

Aos usuários iniciantes no mundo Linux e que estão conhecendo gradativamente cada uma das distribuições, Slackware Linux é o nome da mais antiga e conhecida distribuição GNU/Linux, que se destaca pela flexibilidade, confiabilidade e alto potencial de utilização. Patrick Volkerding, seu desenvolvedor e mantenedor, estipula metas de produção da distribuição que tem como pilares a simplicidade e estabilidade, alcançando o padrão de distribuição mais Unix-like, ao assegurar seus usuários nas camadas de configuração em console de modo texto para uma total personalização do ambiente.

Apresentando fortes características para uso profissional, Slackware também pode ser considerado como uma distribuição de nível acadêmico, mantendo uma imensa documentação atualizada em sua raiz, para os usuários que necessitem de um conhecimento mais amplo para dominá-lo.

Em tempos de apt, um sistema nos moldes mais tradicionais(diga-se fazer tudo na mão)como Salackware ainda possua um quantidade tão grande de seguidores FANÁTICOS… não por falta de um gestor de pacotes (slackpkg ou slap-get) mas a maioria dos usuários Slack ainda usam/preferem fazer tudo na unha, sei que nosso amigo little_oak configurou servidores a anos atrás e os mesmo sobrevivem até hoje sem que ninguém coloque as mãos para qualquer manutenção, uma coisa que os Slackusers não podem reclamar é em questão de estabilidade…. Ainda mais estável o Slackware  13.37 vai agradar gragos e troianos.

Usem e abusem dessa ESTABILIDADE.

Abraço

Fonte

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.