Skip to content

Como alterar Senha (Passwd) dos usuários no UBUNTU

Olá galera tudo na paz?
Tenho andado sumido daqui por vários motivos, dentre eles a faculdade e o trabalho estão me tomando todo o tempo…. tem alguém ai vendendo tempo?
mas vamos ao que interessa….
Hoje vou mostrar como ALTERAR a senha de usuário no Ubuntu 10.04 ( foi feito nessa vesão mas com certeza não diferem em muito do que irei mostrar), na verdade estava meio que sem idéias para HOW To’S até que pedi ajuda a minha amada, perguntei a ela…. Morzão tem algo que você queira aprender a fazer no Ubutu? você sabe como trocar sua senha?
Como sempre,pra me mostrar que conseguiria ela ficou tentando….. hehehe não conseguiu…. Venho eu então mostrar 2 formas de alterar senha(passwd) de um usuário… uma dessas formas em Modo Gráfico ( por incrível que pareça a mais complicada… quem conhece a força do terminal linux sabe do que estou falando) e outra em modo Texto pra usuários um pouco + avançados….. Lembrando que esse método só serve se você ainda tem a senha em mãos…. se não a tem esse método não é reconmendado… 🙁

Para os usuários que preferem usar o X (Modo Gráfico) é muito simples… No Menu superior vá em Sistema>> Administração>> Usuários e grupos (como na Imagem)….
Senha_1

Verá a seguinte tela
Senha_2

Clique em Modificar… como na imagem a seguir
Senha_3

Verás uma tela que se explica por si… muito intuitiva….
Senha_4

Já Preechida
Senha_5

Nessa tela somente Digite a Senha Atual…. a Nova Senha…. e a Confirmação… Clique em OK…Pronto!!!!!! O dia já está salva, você ja está seguro quando aquele seu irmão pentelho que decorou sua senha de tanto te ver digitar no início da sessão… 😀

Pra trocar a senha no modo texto não foge muito disso não…. é muito simples…e MUIIIIIIITO + rápido….
No Menu superior vá até Aplicativos>> Acessórios>> Terminal

Já no terminal, logue-se como root..
Eu costumo usar o comando #su – (será solicitada sua senha de root, Digite-a)

Caso não possua senha de root… no terminal digite: # sudo passwd root (digite a senha, confirme-a)
Após estar como root digite: #passwd sabrina(nome do usuário)….
>>> Será pedida a senha(passwd) atual, depois a nova senha(passwd) e a confirmação da nova senha(passwd)…. É isso galera…. não ficou tão didático quando outros HOW To’S que aqui se encontram, mas acho que já deve ajudar…..

Peço desculpas por não postar os comando do modo texto diretamente por um printscreen do Terminal Linux… é que a DONA(Sabrina) estava/está ocupada com o mesmo…. 🙂
Abraço a todos… e podem dar sugestões do que querem ver aqui no blog…
😀

2 Comments

  1. matheus matheus

    eu tentei fazer desse modo antes e não consegui, sempre fica processando e não termina. Fiz a modificação da senha de root através do terminal e consegui tranquilo, mas não modificou a senha de usuário.

  2. sudo passwd root ???
    Qual versão do ubuntu você está usando?
    lsb_release -a

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.