Skip to content

Como Atualizar o MILESTONE 2 para o Android 4.1 (Jelly Bean) com SEGURANÇA

Sobre o artigo

Existem inúmeros artgos na WEB, mas poucos detalham com clareza como instalar o android 4.1 no Milestone 2 sem ter crashes no sistema operacional.

Antes de mais nada reportaremos que NÃO iremos mais disponibilizar nenhum link novo com o uso do Dropbox, pois continuamente está sendo suspenso o tráfego em detrimento da quantidade de downloads realizados diariamente. Iremos agora colocar os links internamente. (em nosso site)

Para lhe encorajar a ir eu ressalto alguns pontos bombados:

1 – NEM o galaxy s3 tem o 4.1 rodando oficialmente até a data de hoje!

2 – A leveza desse trem é algo de causar inveja em qualquer concorrente (Motorola Milestone 2 possui 1ghz de clock e apenas 512mb de ram)!

3 – A velocidade dos aplicativos e a remoção do motoblur,

4 – Sistema de updates OTA bem curioso que a “gangue santa” da Cyanogenmod fez parece muito promissor.

 

Esse artigo é confiável???

Bem, rodamos 4 osreloads no aparelho para testes e a satisfação é muito grande, se isso não te encoraja continue com essa rom tosca 2.3.6 cheia de limitações :).

Primeiro de TUDO quero afirmar que as ferramentas que usamos NÃO funcionaram em outro sistema operacional que não fosse WINDOWS XP 32bt (e diga-se de passagem que foi o Service Pack 2, ou seja, o service pack 3 com os patches mais recentes deverá funcionar SEM problemas).
SÓ SIGA O ARTIGO SE TIVER ALGUMA ROM RODANDO COMO GINGERBREAD, OU SEJA, ANDROID 2.3.x, se for 2.2 vá para o nosso antigo artigo ou vá para nosso artigo de como dar FULL RESTORE no MILESTONE 2, aplicando assim uma rom de fábrica 2.3.6 e depois seguindo esse artigo.
SE VOCÊ TEM AMOR A SUA VIDA DEIXE A BATERIA TODA CARREGADA ANTES DE FAZER OS PROCEDIMENTOS, POIS O RESTORE TAMBÉM DEPENDE DELA (CASO VOCÊ FAÇA ALGO DE ERRADO, POIS NÓS TESTAMOS 4 VEZES NOSSO ARTIGO!)

Todas as ferramentas já foram analisadas por AVs, mas se quiserem podem dar scan antes de abrir qualquer uma delas.
Reporto também que, por conter exploits para o sistema de base, o SuperOneClick vai acusar suspeita no AV, verifique com detalhes para ver que NÃO É NENHUMA SACANAGEM NOSSA, foi baixado direto da XDA (se quiserem podem baixar por lá, bastar ir na área do Milestone 2 e só alegria).

O que eu devo baixar?

Droid 2 Recovery Bootstrap (para ativar modo de recuperação) —> http://www.appunix.com.br/repository/droid2recovery.apk

Rom 4.1 Diretinho da gangue da XDA (no google) —> http://cm-milestone2.googlecode.com/files/CM10-20120917-NIGHTLY-milestone2.zip

SuperOneClick (para dar root permanente no aparelho) —> http://www.appunix.com.br/repository/SuperOneClickv2.3.3-ShortFuse.zip

Google Apps (patch) —> http://goo.im/gapps/gapps-jb-20120726-signed.zip

RSDLite com MTKpatch (gestor de rom) —> http://www.appunix.com.br/repository/RSDLite5.6_and_MTKpatch.zip

MotoHelper (drivers massa para o M2)—> http://www.appunix.com.br/repository/MotoHelper_2.0.49_Driver_5.0.0.exe

Não tente coisas como z4root e afins, só quem funcionou realmente aqui foi o SuperOneClick, que de coração recomendo que façam doações para o desenvolvedor!
No caso do RSDLite a gente nem vai usar aqui, deixei ali para que, se houver PROBLEMAS (isso nós testamos 4 vezes e NÃO CORROMPEU NADA) você pode dar OSRELOAD sem problemas.

 

Hora do RUSH!

Depois de baixar TUUUUUDO, coloque dentro da pasta principal (raiz, para fácil localização quando entrar em modo recovery) os arquivos droid2recovery.apk, a rom da xda (4.1) e o google apps (10 mb).

Primeira coisa é instalar o RSDLite com patch e depois o MOTOHELPER. Reinicie seu Windows XP, assim que retornar plug o Milestone 2 com o cabo de dados (o da “batera”, pls!), em seguida, sendo identificado pelo XPzão, abra o SUPERONECLICK. Antes de mais nada, coloque seu aparelho em modo DEBUG (isso, entra lá em desenvolvimento e ativa o modo de depuração).

Depois CLICK em ROOT no SUPERONECLICK. Esse processo demora um pouco, pois o aparelho vai receber uma série de exploits para liberar o acesso root (ultra necessário para ativarmos o boot menu de recovery). Depois de uma série de coisas (MASSIVAMENTE TESTADA POR NÓS, É CLARO), seu aparelho JÁ ESTARÁ COM O ROOT LIBERADOOO! Remova o aparelho do cabo, agora é hora do fight!

Depois abra o droid2recovery (com seu gestor de arquivos, que na minha mente santa já consigo entender que é o ASTRO), abra o APK e instale o mesmo. Em seguida clique em ABRIR e ABRA o Droid2Recovery. Abrindo ele não click em reboot recovery, escolha a outra opção, será pedido permissão de root, diga que sim, quer dar permissão de root, confirmado, click em reboot recovery, e será liberado o momento de recovery.

Os botões de volume servem para andar de um lugar para outro, o botão da câmera serve para selecionar a opção que você escolher através dos botões de volume.

Ok, vamos ao fight?

1 – Procure pela opção INSTALL ZIP FROM SDCARD, entre nela e localize a rom do Jelly Bean, que provavelmente deve ter um nome semelhante a CM10-20120917-NIGHTLY-milestone2.zip, mande instalar, demorará alguns segundos, TERMINANDO, repita os procedimentos e vá a procura do arquivo GAPPS-JB-20…ZIP, instale-o.

2 – Aplique os 2 WIPES, em seguida clique em ADVANCED e dê + 2 WIPES lá presentes.

Pronto, depois disso volte aos menus anteriores (TECLAR LEVEMENTE SEM SEGURAR O POWER), e dê um REBOOT.

Feito isso espere alguns minutos (bem menos de 10), rodando você terá imagens como:

 

Daí, rolando tudo certo NÃO SE ESQUEÇA DE TRAZER UMA CAIXA DE BIZ PARA EU E O DOOOGUINHA!
Se houver problemas dá para voltar para rom original SEM QUALQUER DIFICULDADE: http://www.appunix.com.br/howto/linux/como-fazer-o-restore-completo-do-milestone-2-100-garantida-a-restauracao/ 

 

 

232 Comments

  1. Carlos K.Beça Carlos K.Beça

    Little-oak, bom dia.
    depois que atualizei meu milestone 2 ficou muito bom. mas há alguns dias visitando o fórum XDA, ME INTERESSEI POR UMA rom http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1931968 MAS NÃO CONSIGO INSTALAR NO MEU MILESTONE. POR FAVOR, TEM ALGUM TUTORIAL AQUI OU SERÁ QUE VOCÊ PODERIA ME DAR UMAS DICAS?
    ABRAÇO

  2. Carlos K.Beça Carlos K.Beça

    Desculpe o comentário anterior em letras maiúsculas

  3. Anthony Anthony

    caraaaa.a…..deu certooo..nem acreditoo

  4. José augusto José augusto

    Bom dia, atualizei meu milestone, realmente é muito rapido nas respostas, mas perdi minha agenda e o smartdard com meus contatos tb se foram. mas devo ter feito algo errado no caminho, e peço ajuda.
    Recebo mensagens na tela que o teclado parou, o OTA parou, não abre o navegador e o teclado virtual tb sumiu, me ajudem por favor.

  5. William William

    AMIGO INTALEI TUDO CERTINHO ,SO QUE QUANDO LIGO ,APARECEU O NOME CYANOGENMOD E FICA UM CIRCULO GIRANDO OQUE FAÇO ? SÓ FICA NISSO POR FAVOR AJUDA ;/

  6. José augusto José augusto

    Doooguinha,
    mais um problema não recebo chamadas, quem me liga diz que está desligado meu celular, e tb tentei um teste e realmente está desligado.
    O melhor seria voltar pro android 2.3 e recomeçar novamente a atualização do android

  7. Você usou alguma ferramenta para restaurar backups?
    1 – Veja se o padrão está GSM/w…,
    2 – Tenta instalar a rom mais recente, please!

  8. Entre no site e use o artigo de restore, volte para a versão 2.3.6 e em seguida refaça os procedimentos.
    Instale a rom mais nova, please!

  9. José augusto José augusto

    Problema resolvido, um dos arquivos GAPPS-JB-20…ZIP estava com problemas baixei novamente e reinstalei, agora tá zero bala, obrigado

  10. eDUARDO F. eDUARDO F.

    boa noite,
    estou utilizando win 8, o superoneclick abre, mas chega na step 7 e trava.
    com outro método de root funciona?
    obrigado

  11. Luciano Luciano

    little_oak tu consegues o link da ultima rom da xda? ontem levei mó sufoco tentando rotear meu m2 pq o meu eh da vivo e tive q tentar umas 4 pra conseguir… mas se tiver ai o link ja kiria deixar com a ultima versão. ok?

    abraço

  12. Thiago Thiago

    Não estou conseguindo voltar para a versão 2.3.6…o rsd lite não reconhece o aparelho. O que eu faço???

  13. Thiago Thiago

    Já consegui!!! Muito obrigado.

  14. Luciano Luciano

    alguém pode me responder se devo copiar os arquivos pra dentro do cartao ou na memoria do celular e descompactar? e se algm tiver o link da ultima versão da room da xda pra dxa atualizado ja… abraços

  15. Ivan Ivan

    Estou para pegar um M2 que o cara fez o favor de colocar indevidamente a rom do m1, o que eu posso fzer para reverter ele para a rom do m2, ou se eu poderia fazer diretamente este procedimento para o jelly? Agradeço se puderm me responder .

  16. Luciano Piunti Luciano Piunti

    Excelente! funfa legal…+10, qualquer dúvida pode entrar em contato comigo pessoal (11) 963699643 (tim)

  17. Janaina Janaina

    Em menos de 2 meses com esta nova rom, não sei se é este o problema, meu touch ficou louco. Li em alguns sites sobre o crazy touch e alguns orientam a colocar numa vasilha com arroz, outros a trocar a tela, outros a secar com secador, enfim.. cada um da uma sugestão e não sei o que fazer com o meu. Ele faz ligações sozinho, entra em ícones sem eu nem estar mexendo nele, acaba com meu crédito em acessos a caixa postal, muda de uma tela para outra e até digita sms sozinho!!! não consigo usar o celular porque se quero ligar para uma pessoa por exemplo, se começo digitando o número ele liga para outra ou se acesso a lista de contatos ele liga para outra pessoa! não sei o que fazer porque simplesmente ele está aqui sem uso! alguém teve este problema e sabe realmente como solucionar?

  18. Felipe Gustavo Felipe Gustavo

    opa instalei ESSA VERSÃO E TA SHOW DE BOLA POREM AS FOTOS DA CAMERA E VIDEO FICA PRETO ELAS NÃO ABREM, E O APOLLO SO EXECUTA WAV MSM?

  19. felipe gustavo felipe gustavo

    e ai galera eu instalei hj e ta funcionando normal, porem a camera esta saindo foto e video escuro, não abre o arquivo, e o player apollo so reproduz em WAV msm?

  20. Renato Renato

    little_oak você consegues o link da ultima rom da xda?

    vlw

  21. Eduarad Eduarad

    Serve para o motorola milestone 3?

  22. luan luan

    amigo deu td certo.. sendo q agora meu wifi e o 3g fica caindo e so volta a funcionar quando reinicio ele… tem algo q posso fazer para acertar esse probleminha…

  23. felipe gustavo felipe gustavo

    o meu M2 na parte da tarde fica sem sinal todos os dias alguem sabe o que e isso?

  24. Cláudio Cláudio

    Pow camarada acho que deveria explicar um pouco mais com detalhes… quando tento abrir o aquivo roid2Recovery

    exibe essa mensagem

    “error running exec().Command:[su,-c, . /data/data/com.koushikdutta.droid 2.bootstrap/files/surunner.sh] Working Directory:null Environment: null”

  25. ALANTYER ALANTYER

    AEE VEI DA PRA VER Q SE MANJA MUITO MAIS PDIA FZRR PRO WIN 7 NE

  26. Luciano Luciano

    Alguem pode me ajudar?
    fiz tudo como ta na descrição e na parte onde pede pra dar um rebot eu fiz e agora não sai mais da tela com o m vermelho da motorola, ja se passou kuase uma hora e nada, o que faço?

    antes dessa room eu tinha a 2.3.6 da vivo q foi um sufoco pra dar acesso root nela e liberar o super user, mas agora não sei oq fazer, algm me ajuda?

  27. guizinpeix7 guizinpeix7

    nao vai pra tela cyanogemod ??

  28. guizinpeix7 guizinpeix7

    e.e ja tive esse problema duas vezes a unica parada q funcionou comigo foi o arroz 🙂
    mais o seguinte tem q colocar o celular no arroz em ate 10 min depois q comecar o crazy touch senao vc tem q trocar a tela inteira 🙁

  29. guizinpeix7 guizinpeix7

    mano pra garantir tudo certinho tenta voltar pro gingerbrad oficial e depois vai pra cm10 😉

  30. guizinpeix7 guizinpeix7

    modo clokworck recovery ai depois disso conecta o cel no pc pra funcionar 😉

  31. Luciano Luciano

    Consegui, depois da segunda tentativa deu certo, só axo q demora um poko pra iniciar o cel, mas o resto ta de boa…. foi dificil mas consegui…

    agora vem uma pergunta… o que fazer com os arquivos que foi colocado dentro do cartão? akeles zip.. pode exclui-los? só as pasta com os arquivos q foi usado pra atualização que eu me refiro…

    alguem ai pode responder?

  32. guizinpeix7 guizinpeix7

    pode excluir sem problemas mano (: …. faz um favor pra mi…. me diz qual foi a ultima atualizacao pelo OTA update por favor
    eq eu sai da cyano ai so vo voltar quando tiver uma atualizacao e talz
    vlww manoo

  33. Marlon carfi Marlon carfi

    opa boa noite, segui os passos e deu tudo certo na instalação! parabéns pelo ótimo tutorial… a rom é top, mas a camera quando tira foto fica preto e o video tambem, alguem pode me ajudar? obrigado – facebook.com/marlon.carfi

  34. Marlon carfi Marlon carfi

    galera que esta tendo dificuldades com a camera no milestone 2 com essa rom “CM10-20120917-NIGHTLY-milestone2” … depois de instalado, faça as atualizações pelo “ota updater” que fica no menu…. ele corrige este erro!! abraço

  35. eduardo lessa eduardo lessa

    parceiro eu nao conseguir por qu nao to entendendo a segunda parte . tipo depois que tiro do cabo usb . resto faço no telefone . me explique melhor por favor

  36. Chico Souza Chico Souza

    Fiz a atualização usando o windows 7 (64 bits) e tudo funcionou perfeitamente.
    já havia feito esta atualização, porém percebi um consumo de bateria fora do normal e voltei para a 2.3.6. agora vamos ver como a bateria se comporta.

  37. rodrigo rodrigo

    funcionou de boaaaa
    tuto fácil… eu tava com medo de atualizaR MA FUNFOU DE BOA

    OBRIGADO

  38. rene Atkinson rene Atkinson

    Funfouuuu…tudo direitinho !!! aprovado !!!

  39. Antonio Ricardo Antonio Ricardo

    Amigo tive um problema sério e gostaria da sua ajuda, fiz todo o procedimento e quando dei reboot meu milestone 2 começou a dar loop, tipo, ele não entra no sistema e só fica aparecendo a logo da motorola… por favor, me ajude !

    aguardo sua resposta, obrigado !

  40. Isaque Isaque

    so tenho uma coisa a dizer a voces Vao toma no cu
    AHHAH PARABENS PELA ROM CARALHO TO FELIZ PA PREULA TO TESTANDO AQUI A CAMERA TA DE BOA A WIFI TAMBEM TA OTIMA A POR CINAL EU INSTALEI ELA COM O WINDOWS 7 32 BIT E FUNUNCIO VLW BJOS

  41. Luciano Luciano

    Galera alguem ai pode me ajudar? meu M2 do nada parou de funcionar o cabo usb, ou seja, ele carrega normalmente mas não me da a função de acessar o cel no pc, ja tentei em varios pc mas não funfa. e qndo carrego na tomada tmbm naõ me da a porcentagem de carregamento e nem o raiozinho de carregamento, ele carrega mas não aparece nada. e se ir nas configurações da bateria ele diz que a bateria esta sendo descarregada. algm sabe como arrumar isso? vlw

  42. guizinpeix7 guizinpeix7

    🙁 o meu ta assim faiz um mes… ate agra nao descobri oq pode ser mais creio q vc tenha q trocar a bateria :X

  43. Guiznpeix7 Guiznpeix7

    luciano … levei meu celular numa autorizada hje e nao tem nada a ver com bateria, o nosso caso e tao grave ao ponto de ter q trocar a placa do celular :'(

  44. guizinpeix7 guizinpeix7

    luciano fui na “autorizada” ontem e descobri q o nosso problema chega nem a ser a bateria… ele e tao grave ao ponto de ter q trocar a placa do celular :'(

  45. luciano luciano

    mas oque acontece é que só não informa mais que está carregando, e não conecta mais no pc para acessar o cartão de memoria e a memoria interna. sera q que se voltar para as configurações de fabrica ele não volta a funcionar? ou alguma coisa nas configurações… vlw

  46. Guizinpeix7 Guizinpeix7

    malz luciano… tb pensei q podia ser isso no dia q meu cel deu esse erro e formatei meu cel… e tb nao funfou de jeito nenhum 🙁

  47. Paulo Paulo

    OTA Updater nãO TERMINA DOWNLOAD DE ATUALIZAÇÃO DE JEITO NENHUM, TRAVA EM UMA PORCENTAGEM E NÃO SAI DISSO… ALGUÉM SABE O QUE FAZER?

  48. Marcos Vinicius Marcos Vinicius

    Olá vc poderia me ajudar eu ja baxei tudo :/ se puder meu skype está ai me add se nao for encomodo : mrc12marcos Obrigado pela sua colaboração !

  49. Luciano Luciano

    Guizinpeix7 bah dai tu me assusta assim meu bruxo, pensei q de repente mexendo nas configurações voltasse ao normal, =/
    tu ja tentou reinstalar o rom de novo? ainda não fiz tmbm pois tive medo de não saber fazer direito. Se voltar pra versaõ 2.3.7 e depois instalar essa rom de novo sera q não funfa?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.