Skip to content

Como resolver problema com layout ABNT2 Hackintosh/Mac OS X Snow Leopard | Lion | Mountain Lion

Olá galera tudo tranqüilo?

Tenho recebido muitos pedidos de ajuda referente ao layout de teclado ABNT2…. Alguns(maioria) instalam e tudo funciona perfeitamente… Grande parte dos usuários desse instalador são usuários Hackintosh…. ou seja há uma variedade imensa de hardware e ainda assim tudo funciona maravilhosamente bem….. Porém existem casos em que o layout não é tão bom/eficiente…

Seu problema acontece devido a seu teclado  ter sido reconhecido no Mac OS X Snow Leopard ou Mac OS X Lion como tipo ISO ( que são os tipo de teclados Europeus) e não ANSI (que são os teclado dos Estados Unidos e restante do mundo) Esse layout foi desenvolvido para teclado do tipo ANSI, em hackintoshs, principalmente nos casos em que se usa conexão do tipo PS2 há o problema  de na maioria das vezes ser recolhecido como ISO… o que faz com as teclas | (pipe) e “(aspas duplas fiquem invertidas) e algumas vezes também causa uma desconfiguração também da tecla ? (interrogação)…. nesse rápido artigo de hoje vou mostrar como resolver de forma rápida e simples esse probleminha……  Vou mostrar pelo Terminal pois acho mais interessante fazer esse tipo de ajuste pelo Terminal… mas há como facilmente fazer isso via modo gráfico…..

Pelo Terminal:

Vá no Terminal, Ir (Go) Utilitários (Utility)

Na tela seguinte entre em Terminal

Vire root  com su – (eu prefiro assim, mas pode utilizar o sudo para ter poder de super usuário somente nesse comando)

 

Digite o comando como na imagem

 rm -rf /Library/Preferences/com.apple.keyboardtype.plist

ou seja… sem nenhuma mensagem, nenhuma pergunta exclua o arquivo com.apple.keyboardtype.plist de /Library/Preferences/ . Lembre-se que se for feito pelo Terminal e como root esse processo será irreversível (pra ser revertido precisaremos um conhecimento bem avançado), certifique-se de estar excluindo exatamente o arquivo mencionado nesse artigo.

Mesmo que seu sistema esteja em Português, pelo Terminal, ainda sim todo esquema de diretórios do sistema estará em Inglês… Agora se você não se sente a vontade para mexer no Terminal, pode ir pelo modo gráfico… Vá no HD onde está instalado seu Mac OS X, em meu caso Mackintosh HD, Entre em Biblioteca ( caso esteja em Português, caso esteja em inglês Library), Preferências (Preferences caso esteja em Inglês) ai é só procurar o arquivo com.apple.keyboardtype.plist, exclua-o…e  reinicie seu Mac/Hackitosh….

Vejam que por padrão não aprece a opção Alterar Tipo de Teclado….

 

Com a dica acima aparecerá a guia Alterar Tipo de Teclado

Basta acessar  Alterar Tipo de Teclado e alterar de ISO para ANSI…. através de um asistente que iniciará ao acessar Alterar Tipo de Teclado, outro ponto a salientar é que em alguns casos ao reiniciar o computador, após excluir o arquivo com.apple.keyboardtype.plist, o Hackintsoh reiniciará e o mesmo sozinho já executará um assistente para inserção do tipo de teclado…. vejam…

obs: não precisa apertar nenhuma tecla caso não saiba o que fazer…..

Aparecerá a seguinte tela, apenas clique em Continuar

Verás

Basta escolher ANSI (EUA e outros) e clicar em OK e você já terá resolvido seu problema com nosso querido layout ABNT2.

Caso você tenha sido o contemplado com o lance de o assistente não iniciar sozinho, utilize o seguinte comando:

open /System/Library/CoreServices/KeyboardSetupAssistant.app

ou com sudo caso não esteja no Terminal como root

sudo open /System/Library/CoreServices/KeyboardSetupAssistant.app

Pronto galera, espero ter ajudado a todos os que tiveram “problemas” como nosso PKG do teclado Brasileiro ABNT2….. Lembrando que citei o fato dos teclado com conexão PS2 terem esse problema, não quer dizer que que os famosos USB não o tenham…. mas vale dizer que a dica funciona para ambos os tipos de conexão e teclados…..

Forte abraço amigos….. Fique na paz de DEUS…..

Se você não sabemou se esqueceu do link do nosso instalador para Teclados ABNT2, está aqui um instalador perfeito desenvolvido por mim para melhorar/facilitar sua experiência no mundo Mac OS com Teclado ABNT2.

Download ABNT2

Gostou? Comente, complemente e espalhe!

 

11 Comments

  1. joaohcj joaohcj

    MUITO OBRIGADO!!!

  2. Enio Enio

    Boa tarde, uma ajuda por favor… por que nao consigo encontrar o arquivo: com.apple.keyboardtype.plist !!! ja bati tudo aqui e nada…

  3. Doooguinha, também não estou achando este arquivo no meu hackintosh leopard 10.5.8

  4. Olá, instalei, o seu ABNT2, mas não tenho acesso a tecla barra barra-invertida, ainda existem teclas invertidas, pode ajudar ou indicar uma solução, obrigado.

  5. Obrigado pela visita Laertes, para que apareça você precisa ir no Preferências do SIstema como fala no artigo e marcar a linguagem Brasileiro ABNT2 para que fique disponível no painel superior….. Abraço

  6. Obrigado, doooguinha! Funcionou para mim. Já adicionei o blog nos favoritos. A única coisa estranha é que só consegui digitar esse texto em caixa alta. nas outras aplicações e site parece estar funcionando normalmente. =)

  7. Heheheh. Acho q o texto apenas é mostrado em caixa alta enquanto digito no Blog. MElhor ainda. Zero problemas.
    =)

  8. E ai Andre.. tranquilo? Obrigado pela visita… Isso que iria te falar, isso é um BUG apenas….. fica tranquilo que está tudo certo….
    Abraço

  9. None None

    Doooguinha. primeiramente obrigado. não consigo encontrar o arquivo com.apple.keyboardtype.plist… ele não está em /library/preferences, o campo para trocar o teclado não funciona também. tentei rodar manualmente o/System/Library/CoreServices/KeyboardSetupAssistant.app/Contents/MacOS/KeyboardSetupAssistant, mas ele diz que não tem nenhum teclado desconhecido… alguma SUGESTÃO (interrogação). estou sem barra, contrabarra, pipe e interrogação… obrigado!

  10. Você está usando o Terminal como mostro no artigo? Pelo X você não conseguirá vê-lo… fora a forma mostrada nesse artigo não sei nenhuma pra resolver seu problema…..

  11. João João

    Boa noite aqui nao funcionou, se vou na tecla de interrogção ele fecha a janela que estou mexendo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.