Skip to content

Nova Versão do Putty Disponível | Client SSH Windows

Depois de mais de 4 anos sem uma nova versão, finalmente o Putty foi atualizado. O Putty é um cliente SSH open source, muito usado no Windows por quem administra servidores Linux (mas claro que não serve só para isso).

Muitos até pensavam que ele tinha sido abandonado, visto que estava sem uma nova versão desde 2007. Agora chegou a 0.61, com atualizações leves mas interessantes.

Agora ele suporta autenticação para SSH-2 usando GSSAPI, tanto no Windows como Unix. No Windows há alterações para facilitar a autenticação com um servidor X local por meio de um arquivo com as configurações. Nas opções agora dá para escolher fontes sem largura fixa, útil para quem quer usar outros tipos de letras, mesmo sabendo que isso não é ideal para um emulador de terminal. No Windows 7 foram corrigidos alguns bugs que podiam afetar o ato de redimensionar a janela e o programa passa a suportar as jump lists, que permitem acessar os servidores recentes (ao clicar com o direito no ícone dele na barra de tarefas).

No Linux a versão em GTK agora suporta oficialmente GTK 2. Algumas distros já fornecem o Putty com GTK 2 faz tempo, mas só agora o autor distribui oficialmente essa versão.

Há ainda várias correções de erros e ajustes específicos. Em geral o programa está mais confiável e funcional. Olhando por cima é a mesma coisa do anterior, afinal é um mero cliente SSH, não é do tipo de programa que precisa de enfeites.

Os arquivos compilados e o código fonte podem ser pegos aqui.

Via

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.