Skip to content

Kaspersky: Android é o Novo Windows

As pragas tecnológicas estão se propagando de uma maneira tão veloz, que a situação da segurança no Android já se assemelha cada vez mais com a situação vivenciada pelos usuários no Window$. Esta é a opinião clara dos especialistas em segurança da Kaspersky, em seu relatório de malware divulgado para o primeiro trimestre de 2011. Os especialistas também se expandem em comentar que já existe uma “infinidade de dispositivos Android” com o software desatualizado, e que este software pode conter várias vulnerabilidades não corrigidas.

A política de atualização de fabricantes que estão negligenciando esse quadro é criticada severamente (e com muita razão), porque esses mesmos fabricantes podem vender uma quantidade imensa de aparelhos com Android no mercado, e deixá-los vulneráveis ​​e com versões antigas do sistema em questão. O foco é a comercialização, é o lucro, deixando assim, a segurança como fator irrelevante.

Além disso, pode haver pouco ou absolutamente nenhum interesse em apoiar modelos obsoletos de forma emergencial. “É possível discutir seriamente a segurança em situações como essas?” Eis a importante questão que consta no relatório. A partir de informações do próprio Google, mais de 95 por cento dos aparelhos que vem com o sistema Android não está executando a versão mais recente da plataforma móvel.

Usuários Acham que Estão Isentos de Infecção por Malware

A semelhança próxima com o Windows, é de que os usuários tendem a ignorar os alertas de segurança quando qualquer aplicativo for instalado ou iniciado pela primeira vez, dando-lhes privilégios como o SMS (através de rubber-stamping approval), sem que levem em consideração as suas reais e sérias conseqüências. Os dispositivos de maior risco foram, segundo relatou a Kaspersky, os que tinham sido desbloqueados (ou “rooted”) para dar ao usuário o acesso de nível pleno de administrador no sistema.

A Kaspersky também aponta que o malware móvel está se movendo com a pior das intenções de comandar e controlar redes, que ele acredita que levarão ao surgimento de botnets móveis. Toda essa situação exige uma ampla reflexão sobre o crescimento e o desenvolvimento do malware do Windows. Finalmente, a especialistas notam que, embora o Google tenha a capacidade de remover de forma remota os aplicativos “desonestos”, os sistemas de controle podem ser ignorados.

Diante dessas análises minuciosas e importantes conclusões, a Kaspersky acredita que a quantidade de malware móvel novo dobrará, passando de 500 no ano passado para pouco mais de mil neste ano de 2011, números que tornam-se alarmantes para a área de segurança.

Embora a taxa de crescimento seja bastante rápida, ela está longe dos níveis incontroláveis ​​apresentados pelo Windows, mas ainda representa uma tendência preocupante como os dispositivos que são propensos a se tornar mobile wallets em um futuro próximo, e que já possuem uma grande quantidade de informações pessoais e profissionais. O importante é não subestimar os riscos e ter o cuidado máximo com as informações armazenadas em tais dispositivos.

Top 20 “Pragas” para Android na Internet

Ranking Name Percentage of all attacks (%)*
1 Blocked 66.16%
2 Trojan,Script,Iframer 20.43%
3 Exploit,Script,Generic 14.68%
4 Trojan,Win32,Generic 9.59%
5 Trojan,Script,Generic 8.91%
6 Trojan-Downloader,Script,Generic 8.12%
7 AdWare,Win32,HotBar,dh 3.40%
8 AdWare,Win32,FunWeb,gq 3.26%
9 Trojan,HTML,Iframe,dl 2.16%
10 Exploit,JS,Pdfka,ddt 1.82%
11 Exploit,HTML,CVE-2010-1885,ad 1.73%
12 Hoax,Win32,ArchSMS,pxm 1.59%
13 Trojan,JS,Popupper,aw 1.57%
14 Hoax,Win32,ArchSMS,heur 1.57%
15 Trojan-Downloader,Win32,Generic 1.56%
16 Trojan-Downloader,Java,OpenConnection,cx 1.55%
17 Trojan-Downloader,Java,OpenConnection,cg 1.33%
18 Exploit,HTML,CVE-2010-1885,aa 1.33%
19 Trojan-Downloader,HTML,Agent,sl 1.24%
20 Trojan-Downloader,Java,OpenConnection,cf 1.15%

 

Paises mais afetados

estatistica

 

 

De um ponto de vista pessoal, tenho em mente que o que é mais usado também torna-se mais visado, visto que surgem mais bugs e arestas se pensado na questão SEGURANÇA…. Nada mais normal aparecer vulnerabilidades em um Sistema Operacional que está a caminho do “Monopólio” do mercado Mobile. Não sou Xiita ao ponto de falar que por ser Unix-Based é um sistema 100% seguro, acredito muito no sistema de permissões dos sistemas Unix-Based mas nada é inquebrável ou totalmente seguro. Tenho plena certeza que a Google aprenderá com o tempo e principalemente com os erros.

[via] [Trandução]

One Comment

  1. Estou bobo com esta notícia. será que no iphone não há esse problema… pelo menos, nunca vi falar. viva a apple..

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.