Skip to content

Compartilhar Internet pela AirPort no Mac OS X Leopard | Snow Leopard

Olá galera tudo na paz?

Hoje venho mostrar a vocês, de uma forma simples e rápida como compartilhar internet pela AirPort no seu MacBook, iMac, Mac Mini, MacPro… não importa qual seja o sabor do seu mac…. Hoje ele vai virar um Access Point…..

Vamos lá então… A primeira coisa a se fazer é se conectar a uma internet via cabo; pode ser em um switch, roteador, no seu próprio modem que recebe sinal da internet… isso não importa…. No meu caso estou recebento “SINAL” por um modem da Velox (link dedicado) 😀

AP
Rede

**Pode ser que não lhes interesse, mas por achar que a resolução de nome com DNS do provedor de serviços é um pouco lenta, prefiro usar DNS públicos…. No caso da imagem uso 2 DNS’s da Google 8.8.8.8 e 8.8.4.4 e 4 DNS’s da Level3 4.2.2.1, 4.2.2.2, 4.2.2.3, 4.2.2.4. Pra minha conexão esses DNS’s resolvem nomes bem mais rápidos do que os da própria prestadora de serviços.

Visto que já estamos conectados e com acesso à internet vamos ao que interessa… Vá até Preferências do Sistema

AP_0
Menu

Chegaremos ao principal Painel de configurações do Mac, algo semelhante a isso

AP_08Preferências_Sitema

Na parte onde temos Internet e Redes sem fio vá em Compartilhamento

AP_00
Internet_redes

Na janela seguinte faça como na imagem (clique em cima da guia Compart. de Internet-não clicar no quadrinho por enquanto)

AP_01
Compartilhamento

Do lado Direito vão aparecer todas as informações sobre o que você deseja fazer, no nosso caso vamos compartilher da conexão Ethernet para a Airport (tudo que recebemos na ethernet será compartilhada na AirPort)

AP_02
Compart_LD

Clique agora em Opções de AirPort, verá algo Semelhante a isso

AP_03
Compart_Internet

Escolha o Nome da Rede, em nosso caso Doooguinha_AppUnix

Escolha o Canal, nós do appunix escolhemos 11 mas fica a sua vontade

Senha, ai vai a seu gosto… 😀

Extensão de Chave WEP: aconselhamos 128 bits que apesar de não ser o mais seguro, já nos atende de bom grado. Dê OK.

Agora já estamos prontos para transformar nossos Mac’s em Access Point…. Ao clicar no quadradinho do lado esquerdo de Compart. de Internet aparecerá a seguinte Mensagem

AP_04
Compart

Apenas Clique em Iniciar.Pronto galera já temos nosso Access Point funcionando.

Vejamos o comparativo do antes e depois dos Ícones do Painel Superior

Antes

AP_05
Ícones_Antes

Despois

AP_06
Ícones_Depois

Vocês devem estar pensando, o sinal desse negócio deve ser RUIM e INSTÁVEL, ai que vocês se enganam…. De brinde vai um print de um NetBook Acer Aspire One D250 que estava a mais ou menos 15 metros de distância e com 3 paredes no caminho…( ainda não estava conectado mas, afirmo sem medo de errar que a conexão bota no chinelo muito ROTEADORES que estão ai no mercado)

AP_07
Acer_Wifi_Mac

Lembrando que se for pra uso em uma rede corporativa , não tentemos economizar tanto…. não vale a pena…. Essa é uma solução paleativa/alternativa à falta de um Router Wifi. Obrigado a todos pela visita.:D

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.