Skip to content

Esvaziar Lixeira (Trash) a força Mac OS X Leopard | Snow Leopard

Olá galera…

Vou contar um historinha pra vocês antes do nosso how to de hoje…. Já faz algum tempo faço backup periódicos de todo conteúdos de meus computadores pra 1 HD externo(é sempre bom prevenir), nunca tive nenhum problema em conectá-lo ao Mac e ao Linux ( digo, sempre exclui arquivos, adicionei arquivos… etc), so que esse dias me deparei com um  problema ao tentar esvaziar a Lixeira (Trash) do Mac, o Sistema me retornou a seguinte  mensagem “A operação não pode ser concluída porque você não tem permissão pra acessar alguns dos itens”… achei que fossem “permissões”

Mensagem
Mensagem_Lixeira

Logo pensei, “São Permissões”. Utilizei o Utilitario de Disco para reparar as premissões do Disco… mas não funcionou… fui no terminal e dei permissão TOTAL para a minha .Trash… (chmod 777 /Users/doooguinhamoura/.Trash “nunca façam isso em seus Sitemas” :()

Ainda sim nada resolveu…. Uma luz se acendeu…. Meu tio entra no Messeger… (sempre digo, ele é o cara no mundo Mac)

Expliquei a ele meu problema e o mesmo me ENSINOU como fazer….. Agora repasso essa dica muito massa pra vocês.

Vá até o Menu Ir(Go), Utilitários(Utilities)

Menu_utilitarios
Menu_utilitarios

Dentro de Utilitários (Utilities) procure pelo Nome/Ícone Terminal

Terminal_Utilitarios
Terminal_Utilitarios

Já no Terminal entre como root (o cara, o superusuário), com o comando su – e digite sua senha

Terminal_Senha
Terminal_Senha

Como root entre com o comando chflags -R nouchg (com espaço no final)

Esqueça momentaneamente o Terminal, Abra a Lixeira (trash)

Abrir_Lixeira
Abrir_Lixeira

Verá o Conteudo

Lixeira
Lixeira

Deixe a Lixeira (Trash) e o Terminal abertos lado a lado

Terminal_Lixeira
Terminal_Lixeira

Como nosso terminal já está aberto e com o comando chflags -R nouchg (espaço no final ), agora basta arrastar todo o conteúdo da lixeira pra dentro do Terminal, verá algo parecido com isso:

Terminal
Terminal

Aperte enter /return

Aparentemente nada acontece mas, vá agora até a Lixeira(Trash) no canto inferior Direito da Tela do seu Mac e tente esvaziá-la novamente…

Esvazia_0
Esvazia_0

Além de não reportar nenhuma mensagem você pode conferir no Ícone da Lixeira (Trash)  vazia no Dock

Vazia
Vazia

Foi isso galera… Tive muita dificuldade mas com a ajuda do meu tio pude ajudar a todos com o mesmo problema…. outro relevante para esse how to foi não ter encontrado nada de muito esclarecedor no pai Google pelo termo “Esvaziar lixeira a força no Mac”…

Obrigado a todos 😀

38 Comments

  1. Alex Nina Alex Nina

    Que onda, mas não se sabe porque acontece isso? O meu caso é parecido, mas eu uso windows também. Quando eu deleto um arquivo do meu HD externo no windows e vou pro mac, esse arquivo aparece na lixeira do mac. já tentei apagar as pastas ocultas do hd externo mas nada. eles continuam lá.

  2. Alex obrigado pela visita, o que acontece é que os arquivos deletados do seu HD externo no Window$ ficam ocultos ao Window$ mas no Mac eles ficam visiveis pois se trata de um Sistema Operacional diferente, mesmo aconteceria se vc usasse Linux ou BSD, pra resumir vamos fazer uma comparação,quando vc liga um pendrive que usa somente no Mac no Window$, o Window$ “encherga” arquivos que no mac vc não enchergaria (arquivos próprios do sistema,gerados pelo sistema e que o mesmo não vê necessisdade que o usuário os veja), mas quando quando vc troca de Sistema Operacional ,como o outro sistema não conhece aquele tipo de arquivo ele os mostra “pensando”que possa ser arquivos necessários ao usuário. Resumindo é isso.Espero ter ajudado.Qalquer dúvida dê-nos um retorno.

  3. Eduardo Rodrigo Eduardo Rodrigo

    Last login: Sun Jan 2 12:45:21 on ttys000
    MacBook:~ eduardorodrigo$ su –
    Password:
    su: Sorry
    MacBook:~ eduardorodrigo$

  4. Eduardo Rodrigo Eduardo Rodrigo

    estou tentando apagar alguns arquivos que foram excluidos do meu hd externo… e estou tentando fazer o procedimento acima e não consigo, aparece a mensagem “sorry”.
    qual é o problema, vc sabe me dizer?
    obrigado

  5. Olá Eduardo Obrigado Pela visita…. Uma Pergunta… você tem senha de administrador (root) desse Mac? Esse “Sorry” quer dizer que sua senha foi digitada erroniamente ou que você não digitou a senha…. Dê uma olhada em sua senha… Caso não tenha tal senha ou tenha esquecedo no maximo em 2 dias irei postar um how to de como resetar senha….
    Abraço

  6. Daniel Lazari Daniel Lazari

    Olá Doooguinha, estou com o mesmo problema do Eduardo. Aparece a “sorry” eu vi como resetar a senha usando o cd do os, clicando em utilities, mas ele nao resetou a senha do meu keychain. esse esta sendo o problema. se puder nos ajudar 🙂 forte abraco

  7. Olá Daniel Tudo na paz?
    Realmente fiz a verificação aqui no meu sistema e o problema está na senha de vocês, juro a vocês… HOJE assim que chegar em casa faço um how to de como resetar a senha do Mac OS de modo correto usando e versão Recovery ou a versão Retail do DVD do Sistema.
    Desculpe a demora para agilizar a solução, é que estou meio que digamos sem tempo…. mas jaá estou me ajeitando pra postar um bm material pra vocês… ;D

  8. Sah C.V Sah C.V

    Oiii! Eu tentei e depois que vou exvasiar a lixeira aparece isso:

    “.Trash” não pode ser aberto agora porque está sendo usado em outra tarefa, tal como o deslocamento/cópia de um item ou o esvaziamento do Lixo. Tente novamente quando a tarefa atual tiver sido concluída.

    Nunca tinha acontecido antes… só agora que liguei o hd externo no mac e passei as coisas para ele.

    obrigada deste já

  9. Olá Sah C.V obrigado pela visita. Olha só, não tenho certeza da solução mas espero que lhe ajude. Vá em Go(Ir), Utilities(Utilitários) procure por Ativity Monitor (Monitor de Atividade) e entre no mesmo…. após entrar verá algo muito similar ao gerenciador de tarefas do Window$( porém muuuito + sofisticado)… na guia Process Name (nome Processo) procure por algo similar a .Trash, caso encontre de 2 cliques no mesmo depois clique em Quit (Finalizar)…. Lembrando por ainda não ter SOFRIDO na pele essa situação isso é apenas uma Sugestão… Caso não resolva seu problema dê nos um retorno.. caso resolva dê uma resposta também….
    😀

  10. allan santos allan santos

    ola , gostaria de saber como excluir um arquivo unico da lixeira do meu mac , nao conssigo de jeito nenhum , por vavor me de um luz kkk , aguardo sua responta atentamente ;

  11. Primeiramente obrigado pela visita Allan, é simples cara…. é só executar o seguinte comando no terminal…. “sudo rm -rf .Trash/rhel5(VMware-Matriz).rar” onde rhel5(VMware-Matriz).rar é o nome do arquivo no qual deseja excluir…. ou se possui uma conta de root execute o comando sem o sudo na frente…. lembrando que o comando é tudo que está entre aspas…. abraço…
    qualquer coisa volte aqui e diga se deu certo….. Abraço

  12. macedo macedo

    Geralmente eu faço assim para entrar no terminal como root

    macedo:~ macedo$ sudo sh
    Password:
    sh-3.2#

  13. Obrigado pela visita Macedo, na verdade eu não conhecia esse comando mas na verdade a mesma coisa só que com o su – você vira root TOTAL… tanto para as shell /bin/bash quando para /bin/sh e esse su sh me parece ser somente para a shell /bin/sh …. abraço e bomproveito no BLOG, fique ligado que daqui a alguns dias vamos lançar o fórum, que vai ser um ponto de encontro bem legal e descontraido pra trocar informações……Abraço

  14. Eu fiz exatamente o que tinha no tutorial, e aparece a seguinte mensagem: “a operação nao pode ser concluida o item (nome do item) está sendo usado.

  15. katia katia

    estou tentando apagar uma pasta com algumas musicas, so que eu nao estou conseguindo excluir ele do lixo. Tentei fazer o q vc falou mas nada aconteceu ele continua na lixeira. O que eu faco?

  16. Obrigado pela Visita Kátia…… tente pelo terminal com o seguinte comando………sudo rm -rf /Users/doooguinha/.Trash/
    Apenas adaptando ao seu nome de usuário e precisa ter a senha…..
    Qualquer coisa nos dê um feedback….
    ABraço

  17. anderson anderson

    fiz o q vc falou ELE COPIOU PARA PASTA TERMINAL APLIQUEI COMANDO ESVAZIAR LIXEIRA, ELE IDENTIFICOU 99890 ARQUIVOS (NAO SEI PQ ISSO TUDO) MAS DAI COMEÇA A APAGAR E NADA, depois tento de novo e aparece a mensagem “há alguns itens bloqueados no lixo, deseja remover todos os itens” escolho remover tudo, mas dai nada apaga na lixeira. nossa ja tento esvaziar essa lixeira tem 6 meses rsrs .. dê um help please.

  18. Caramba….. cmplicado d+ isso, tenta mudar o dono dos arquivos da lixeira…… chrown doooguinha:doooguinha /users/Doooguinha/.Trash/*.* e depois tente o comando rm -rf /Users/doooguinha/.Trash/*.*
    Tem que dar certo…. entre como root e faça esses comando… ao invéz dse usar o comando sudo no inínico dos comando… entre e execute tudo como root……. QUalquer coisa volte aqui…. Abraço

  19. Nyna Nyna

    Tnx!! Me ajudou muito!! ^^

  20. naressi naressi

    Eu estava com o mesmo problema… então ao invés de digitar apenas “su -” eu digitei “su nome_do_meu_usuario” depois pediu o password, eu digitei e pronto. deu tudo certo! obs: digitei “su nome_do_meu_usuario” sem o ” – ” antes do usuário.

    caso você já tenha conseguido realizar essa tarefa, creio que essa dica será útil para outras pessoas que tiveram a mesma dúvida que nós!

  21. Anandy Anandy

    Estou co. A mesma sitaUação do anderson. Não consegui fazer a sua sugestão. Tem como fazer um passo a passo bem basiquete e desenhado???? Kkkkkk tÔ sofrendo comessa lixeira. Se Seleciono os arquivos, aParecem 1966. Mas se peço paRa esvaziar com segurança, dá 3400!!!!

  22. BLadm BLadm

    Amigo, no meu sistema sumiu a opcão de esvaziar a lixeira, tendo somente a opção de esvaziar a lixeira com segurança. Ja tentei de tudo…Abs

  23. Bladm obrigado pela visita, eu sinceramente não sei com resolver esse problema…. QUalquer cosia lhe mando um email… abraço

  24. tomas tomas

    Tive o mesmo problema que a Sah aqui em cima. Ao tentar esvaziar a lixeira recebo a mensagem:
    “.Trash” não pode ser aberto agora porque está sendo usado em outra tarefa, tal como o deslocamento/cópia de um item ou o esvaziamento do Lixo. Tente novamente quando a tarefa atual tiver sido concluída.
    Procurei por algo parecido com .trash no monitor de atividades, mas não encontrei nada que pudesse ser isso.. alguma outra sugestão?

  25. Gabi Gabi

    Olá! Estou com um problema, vc poderia me ajudar? ou seu tio? hehe… uso mac. comprei um hd externo da samsung, e salvei meus arquivos nele. só que agora os arquivos que estao no hd externo nao abrem no mac. clico mas eles nao abrem, nem aparece nenhum Erro. quando clico em deletar esse arquivo, fala que ele está sendo usado por outro aplicativo, mas está tudo fechado. Quando abro o HD no Windows, os arquivos abrem normalmente. Vc sabe pq? Obrigada!

  26. Oi Gabi tudo bem?
    Obrigado Pela visita… Olha é o seguinte, isso pode estar acontecendo por vários fatores, mas o principal é o fato de seu HD estar formatado em NTFS e o Lion/SNow/Leopard/Tiger não escreverem nativamente nesse Sistema de Arquivos, daí ao tentar abrir algum arquivo no seu HD externo(mesmo que só para leitura) dependendo do tipo de arquivo ele gera um arquivo temporário e por seu sistema não está preparado para conseguir gravar um arquivo temporário no HD … você não conseguirá abrir… Se o sistema de arquivos do HD for NTFS instale o Paragon NTFS ou NTFS 3G…. deverá resolver seu problema… ABraço

  27. André André

    Pessoal, eu estava com o mesmo problema, mas descobri que a solução estava no Windows.
    Eu havia conectado meu HD num Windows para garantir um backup depois de um problema com o Mac. Quando resolvi a questão e fui tentar deletar os arquivos inúteis do HD, o Mac não aceitava excluí-los da lixeira.
    Solução: conectei o HD externo num Windows, mandei o sistema mostrar pastas e arquivos ocultos e surgiu um monte de coisa que não deveria estar lá. Excluí aquilo pelo Windows, com Shift+Delete.
    Conectei o HD no Mac e a lixeira não ficou mais automaticamente cheia. Reinicei e deletei outras coisas pra testar e até agora está tudo certo.
    Espero que ajude alguém.
    Abraço!

  28. José José

    Obrigado pela dica mas não resolveu meu problema! Depois de fazer tudo certinho, me apareceu uma mensagem:
    “Não foi possível concluir a operação porque ocorreu um erro inesperado (código de erro -8003)”.
    Pode-me ajudar? Obrigado.

  29. Fabio Fabio

    doooguinha não estou conseguindo executar o seu procedimento em arquivos que estejam no meu hd externo. eu fazia isso tranquilamente no snow leopard, ontem atualizei pro mountain lion e agora não consigo mais esvaziar a lixeira quando os arquivos que estao la sao nativos de volumes externos, voce sabe me dizer o que acontece? se eu preciso abilitar alguma coisa no ML??

  30. Fábio, Obrigado pela visita… QUal a mensagem de erro dá na execução dos comando? VOcê executou como root? Abraço

  31. Augusto Augusto

    finalmente apaguei o arquivo! valeu! :))

  32. Gabriel Dutra Gabriel Dutra

    Doooguinha, quando vou arrastar as músicas direto do iTunes (como faço sempre) para uma pasta no pen drive, aparece esta mensagem “01 It’s A Long Way To The Top (If You Wanna Rock ‘N’ Roll).mp3” não pode ser aberto agora porque está sendo usado em outra tarefa, tal como o deslocamento/cópia de um item ou o esvaziamento do Lixo. Tente novamente quando a tarefa atual tiver sido concluída. e nunca aconteceu isso…. o que eu faço?

  33. Laiza Oliveira de souza Laiza Oliveira de souza

    eu nao consigo digitar a senha apos o comando o que fazer??

  34. Laiza Oliveira de souza Laiza Oliveira de souza

    A operação não pode ser concluída porque você não tem permissão para acessar alguns dos itens. olha esta aparecendo esta mensagem quando eu tento apagar o item. meajuda rsrsr

  35. celio mello celio mello

    experimenta “sudo su” e entra com a senha do seu usuario, depois muda a senha de root com “passwd root”

  36. JOÃO PAULO HERZOG JOÃO PAULO HERZOG

    ola galera estou com um problema em minha lixeira, sempre que mando algo pra la, quando ela esta vazia, depois mando um arquivo, quando vou deletar, aparece uma mensagem dizendo pra esvaziar com segurança, clico em sim, mas dai aparece que esta apagando mais de 200 mil itens, mas só tinha um arquivo la dentro. e toda hora isso acontece…. não sei mais o que fazer, se algum souber me ajudar mande um email pra mim no endereço: jp.herzog@live.com. muito obrigado

  37. Jean Carlos Jean Carlos

    Opa, boa noite Dooguinha,

    Cara, já esta batendo um certo desespero e acabei caindo no seu site.
    O que acontece, deletei algumas coisas do meu HD externo e foram pra lixeira, só que insiste em aparecer a mensagem: “A operação não pode ser concluída porque você não tem permissão para acessar alguns dos itens.”
    Cara, isso não dava sempre, quando adiquiri esse macbook air, era de boa apagar os dados, porém, não lembro depois de qual fato isso começou a acontecer.
    como eu estava tendo um problema de espaço em disco nele, eu zerei o sistema e reinstalei. Ok até.
    Mas esse bendito problema insiste em aconteer.
    Fiz o processo de acordo com o que você sugeriu (na verdade no site da apple tinha algo parececido, a diferença estava em logar como root).
    Ao digitar “su -“, tenho o mesmo problema relatado acima: “su sorry”.
    aí, tentativa e erro, entrei com sudo e também com sudo su e ainda sudo meu usuário, ok.
    consigo digitar o comando que você sugere e arrastar os arquivos para a tela de terminal. e tenho esse erro:

    “No such file or directory”.
    isso no final da linha de cada arquivo que tem na lixeira.

    Cara, que Bruxaria é essa??? kkkkkkkkkkkkkk estou perdido.

    Obrigado desde já e parabéns pelo site.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.