Skip to content

Unity 5.6+ and 2017.1.1f1+ Build Problemas (Android): AAPT failed or Android SDK paths problems (JDK Included)

Hello Guys, chegou a hora de dar algumas dicas de como sanar esse problema chato que está rolando na Unity nos últimos tempos. Deixo claro que vou postar alguns links para salvação do clan, ok? Então vamos lá:

1 – Problemas com SDK da Google na Unity 5.6+ ou 2017+ (JDK mais novo também apresenta problemas)

Recentemente tentei subir minha engine para as versões mais recentes e na hora de buildar para a Google tive diversos problemas. Visando deixar claro cada problema e solução resolvi dissecar através de links por problemas para que você fique bastante em paz na hora de compilar o bicho. No caso de SDK temos diversos problemas que vão desde a Google Tools que não está 100% compatível com a Unity, isto foi oficialmente divulgado, como no link abaixo:

https://unity3d.com/pt/unity/whats-new/unity-5.6.1#section-fixes

A solução que a Unity manda utilizar-se é uma bem conhecida (eu fiz um how to recente sobre: http://www.littleoak.com.br/2018/01/03/how-to-install-support-to-android-sdk-unity-2017-java-development-kit-jdk-dica-simples-e-funcional-jdk-1-9-problems/)

No mesmo link acima eu ensino como lidar com o JDK mais recente (1.9) que também apresenta alguma incompatibilidade misteriosa com a Google.
Outro link bom (e bem WINDOWS no assunto) trata do mesmo assunto, pode ser visto em:

http://devlog.markhlavac.com/2017/06/30/installing-android-sdk-for-unity3d-using-sdk-tools-and-cli/

Isso sana erros como

unable to list target platform

Acima matamos o problema de SDK da Google (e JDK da Oracle).

2 – Problemas na Hora de Buildar para Android

A mensagem mais comum e genérica que você pode receber na hora de buildar para android é:

Unity build problem – AAPT failed ALGUMACOISA ALGUMA COISA ALGUMA COISA

OUUUU

“There is a problem parsing the package”

 

Bom, existem vários caminhos que podem apresentar este problema (VÁRIOS MESMO), mas normalmente a solução que vou deixar vale para quase todos (senão todos) MESMO. Parse é o que mais recebe correção no tweak abaixo, no caso do AAPT pode ser o JDK cagado, nesse caso siga o passo que já falei no link -> http://www.littleoak.com.br/2018/01/03/how-to-install-support-to-android-sdk-unity-2017-java-development-kit-jdk-dica-simples-e-funcional-jdk-1-9-problems/

Na tela de Build Settings precisamos clicar em player settings que fica lá embaixo na tela:


Clicando em PLAYER SETTINGS temos de ajustar várias coisas, não vou entrar nos detalhes, mas há 1 ponto que deve ser BASTANTE observado, OTHER SETTINGS, nele temos o “range” de qual Android mínimo deve rodar o game e qual a API para qual o android foi projetado, se você colocar um range aceitável vai dar certo. Se o mínimo for alto seu Android não vai rodar, se a API for alta demais provavelmente sua Unity não vai compilar corretamente, então fiz assim:


No MINIMUM API LEVEL coloquei o 4.1 e no TARGET deixei o 7.1 (que é level 25, a que temos garantido na TOOLS e NO SDK DA GOOGLE 🙂

Abração guys, vamos que vamos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.