Skip to content

Técnica Pomodoro: Para afirmar que tempo é dinheiro!

Técnica Pomodoro: organize-se e tenha foco

tecnica-pomodoro

Aprenda a lidar com as interrupções internas (ocasionadas por nós mesmos) e externas.

A ideia básica da Técnica Pomodoro surgiu no final dos anos 80, durante os primeiros anos de estudo na faculdade onde estudava o italiano Francesco Cirillo. Antes mesmo de completar o primeiro ano, Francesco se achava muito confuso e pouco produtivo. Depois de um dia todo dedicado exclusivamente às aulas e ao estudo, ele chegava em casa com a sensação de não saber direito o que havia feito.  Francesco estava em crise, e a Técnica Pomodoro é o fruto de suas indagações.

A DESCOBERTA
Um dia, durante uma aula, no campus onde costumava estudar, observou (de maneira crítica) seus colegas, e logo em seguida olhou a si mesmo, ainda mais crítico; reparou na maneira como ele se organizava, como ele interagia com seus colegas e como estudava. Para ele, estava claro que o grande número de distrações e interrupções –  e o baixo nível de concentração e motivação  – estavam na raiz da crise que ele estava vivendo.

O DESAFIO
Então, ele se propôs a um desafio, tanto útil quanto humilhante: “Você pode estudar – verdadeiramente – por 10 minutos?” Francesco precisava de um objetivo palpável, real, um medidor de tempo, um tutor para a sua descoberta. Foi quando ele encontrou, em sua cozinha, um timer, um medidor de tempo em forma de pomodoro (um tipo de tomate italiano). Em outras palavras, ele encontrou um Pomodoro.

A TÉCNICA
Francesco levou tempo para aprimorar a nova técnica, e muito esforço. Na tentativa de solucionar problemas (cada vez mais complexos), Francesco, aos poucos, amadureceu a Técnica Pomodoro, a qual ele descreve neste documento. Bonita, simples e elegante, a Técnica ajudou-o a manter-se focado, organizado e concentrado no desempenho de suas tarefas.

COMO FUNCIONA

  • Você trabalha numa única tarefa durante 25 minutos, sem parar, e ao final, descansa de 3 a 5 minutos;
  • faça isso durante 4 vezes seguidas (são 4 pomodoros);
  • ao final de 4 pomodoros, descanse de 25 a 30 minutos.

Você precisa de papel, caneta e algo que marque o tempo (um timer de cozinha). A cada pomodoro, marque um X ao lado da tarefa.

INTERRUPÇÕES, O QUE FAZER COM ELAS?
A cada interrupção interna, anote a tarefa em questão, e coloque-a numa lista de tarefas chamada URGENTES NÃO PLANEJADOS. Faça um pomodoro com TODAS estas tarefas, assim que possível, e resolva suas pendências, uma a uma.

BENEFÍCIOS
A principal: uma (grande) mudança de percepção do seu tempo. Passe a trabalhar por POMODOROS, e não mais por HORAS. POMODOROS são pontos ganhos; uma estimativa que liga tarefas ao tempo de execução de cada uma delas. Trabalhar com POMODOROS ajuda- o no controle da ansiedade e no fluxo de trabalho constante.

UMA DICA
Pomodoros são indivisíveis. Uma tarefa interrompida significa uma perda irreparável. Se for interrompido, comece novamente o seu Pomodoro (e proteja-o!).

MAIS INFORMAÇÕES
http://www.pomodorotechnique.com/
http://cirillosscrapbook.wordpress.com/

Alguém quer me jogar um tomate:`)?

Fonte: http://totalmedia.com.br/blog/2009/08/27/tecnica-pomodoro-organize-se-e-tenha-foco/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.