Skip to content

Como perder peso sem mágica, mentiras ou fortunas de dinheiro?

Bom, não tenho uma vida 100% “healthstyle” como conheço muitas pessoas que assim são, mas percebendo taxas enormes de colesterol e glicose (aos 28 anos de idade) decidi mudar minha vida de maneira gradativa e que estivesse de acordo com meu orçamento para tal mudança. Acredite, em 2 meses eu perdi 2 kilos de gordura!!!

Esse é mais um relato meu do que um guia (como existe na internet), e aqui vou até dar nome de produtos para que você veja um depoimento real, sem maquiagem e sem perda de tempo. Com as dicas que estou dando você terá de desembolsar pouca grana, mas terá! (não seja pão duro demais, é sua saúde que está em jogo)

Para que fique claro eu ainda não sou marombeiro, não tomo termogênicos, não faço abstinência de comidas (um exagero no déficit calórico diário) necessária e acredite, ainda tomo suplementação para manter a massa magra (os músculos que tantos sonham na hipertrofia 😉 ). Ressaltando que neste tempo tive uma fratura bem grave e passei 35 dias de molho. Abaixo vou descrever algumas coisas na rotina que mudaram (para melhor) para que você analise o seu caso e faça em paralelo (e olhe que ainda nem falei com um nutricionista hein?):

1 – Coma e Coma bem,

2 – beba muita água (em excesso mesmo),

3 – faça uma atividade física (não precisa ser musculação, atividades aeróbicas são tecnicamente falando rainhas em queimas de gorduras),

4 – tente dormir cedo,

5 – use acima de qualquer força a força de vontade,

 

Vou explicar os 5 pontos baseados no meu viver.

 

1 – Coma e Coma bem!

Talvez o maior erro que as pessoas em processo de perda de peso praticam é justamente trancar a boca. Isso parece estranho (no que estou falando), mas é uma das atitudes mais espantosas, pois além de deixar de suprir o corpo com fibras, proteínas e glicose a pessoa passará a ter mau humor e má qualidade de vida.
Assim que atinei para necessidade da perda de peso optei por um estilo diferente de dieta.
Coisas simples podem ser feitas e são a chave da mudança de vida, veja bem, temos uma pessoa que está narrando algo com apenas 29 dias de atividades aeróbicas, vamos as dicas de comidas?

1.1 (manteiga)
Nunca e nem jamais deixe de comer manteiga, porém troque sua manteiga por uma manteiga diet ou pela Becel (a proactive é melhor ainda, porém é quase 10 reais mais cara que a becel comum). Manteigas diet e becel costumam ter menos de 50% de gorduras em suas composições, isso ajuda e MUITO!

1.2 (corte o maldito refrigerante)
Largue o vício do refrigerante fora, essa onda de light e diet nunca funcionam com refrigerantes, não tome nenhum deles, além de deixar seus dentes um lixo ainda tornam seu corpo em um rio de gorduras e ainda aumentam suas chances de gastrite. Nenhum refrigerante presta, acredite!

1.3 (frituras, biscoitos recheados, massas, balas e guloseimas de vez em quando…)
Essa onda de coxinhas, pastéis, pizza, docinhos e etc… Amigo, se o que você quer é perder peso, o que diabos está fazendo consumindo isso constantemente? Se consumir essas “porcarias” raramente durante o mês os resultados serão aceleradíssimos! Uma vez perdida no mês vá a uma pizzaria ou compre alguma coisa dessas e coma, não mata ninguém, mas insistir no erro de comer isto frequentemente é burrice!

1.4 (comer bem é comer coisas gostosíssimas…)
O maior erro das pessoas é esquecer que proteínas também são gostosíssimas, e se forem preparadas de maneira saudável ainda assim será mais que gostoso. Quer um exemplo? Coma filé de frango feito no azeite ao invés de uma carne com 1″ de gordura, além de muito gostoso é fonte de proteína e é barato (mais barato que carne vermelha, olha aí mais um motivo para a troca!?). Troque carne por peixe (salmão feito no azeite?), além do ômega 3 você terá proteína para segurar seus músculos (gordura não é Músculo!!!). Existem inúmeros alimentos com baixo teor calórico. NÃO COMA A PELE DO FRANGO OU DO PEIXE, há reservas enormes de gorduras ali.

1.5 (chocolate? Corra fora!)
Em hipótese alguma se lambuze com chocolate, esse sim é do mal! Uma barra de chocolate, com apenas 6 ~ 8 “quadradinhos” de chocolate você já terá consumido quase o total de calorias por dia que um ser humano precisa!

1.6 (arroz? Sempre, mas e a noite? NEVER!)
NUNCA e NEM JAMAIS coma arroz a noite, já que suas atividades são beeeem menores (você só vai dormir depois da janta, não é?) o arroz é carboidrato, e para quem não sabe, quando ocorre o metabolismo ele (arroz) vira glicose, se Não for utilizada (sim, ela é energia) se tornará em lipídio (gordura), então se assim fizermos é voltar a estaca zero! Arroz e feijão no almoço são de suma importância, coma-os SEMPRE, mas a noite pule fora!

1.7 (bebida e cigarro)
Eu preciso falar disso? Ainda cito aqui os benefícios de “suspender” o uso desses “trecos”, só de parar para tentar uma dieta você já poupa dinheiro ;). (nem citei o ganho na saúde, falei de bolso apenas)

1.8 (coma ovo, mas deixe a gema de lado ou coma só 1 ovo por dia)
Na clara do ovo dá para termos a albumina, uma excelente ferramenta na construção de músculos, mas a danada da gema… essa é terrível, um poço de calorias, caiamos fora.

1.9 (biscoitos com baixa caloria)
Existem biscoitos nas prateleiras de supermercados que não são tão caros e que possuem proteínas bem agradáveis e são de baixo teor calórico, procure-os, normalmente são sem recheios. Há também os cookies, mas que são bem carinhos.

2.0 (Leite? Só se for desnatado)
Muita gente fala besteira sobre o leite desnatado, gente esse leite é excelente! Possui bastante cálcio e pouca gordura, o sabor é 90% próximo do integral!

2.1 (queijo? presunto? carnes processadas?)
Corra disso, e se quiser insistir um pouquinho compre queijo diet (MESMO GOSTO DO COMUM) e presunto diet (MESMO GOSTO DO COMUM), linguiças, salsichas e etc PULE FORA!

2.2 (pão quentinho de padaria? Cai FORA!)
Essa onda de comer pão quentinho de padaria é tiro no pé, se deixarmos o pão “dormido” as calorias são as mesmas do pão recém produzido, porém o fermento se foi (assim vai embora a barrigona que te deixa um cara com aparência de grávido!).

2.3 Coma sempre!
Coma de 3 em 3 horas (uma banana, uma maçã, recomendo banana que é baratinha no cacho 😉 )

As pessoas cometem o erro em afirmar que uma pessoa sob dieta “não vive”, se perder 2 KG em 2 meses é “não viver” eu prefiro “morrer” nesse estilo de vida, pois sempre no mês tiro um dia para “gratificar” minha força de vontade e como porcaria ;).

 

2 – Beba MUITA água (cuidado com as refeições)

Esse ponto é uma afirmação técnica, se temos muita água no corpo temos um organismo trabalhando bem, músculos hidratados, sangue bom e a consequência é um perfeito ecossistema. NUNCA ingira MUITO líquido antes de uma refeição, durante ou logo depois, respeite pelo menos o tempo de 30 minutos antes e 30 minutos depois, isso deve ser levado em consideração, pois se ingerimos água ou suco com a comida teremos o PH do estômago trabalhando como um lixo, logo a barriga fica quebrada e nos sentiremos frustrados!
Essa história de tomar somente 1 copo de suco só vai retardar a perda de gordura LIXO do nosso corpo. Faça esse esforço, vai valer a pena!

 

3 – Faça uma atividade física (não precisa ser musculação, atividades aeróbicas são tecnicamente falando rainhas em queimas de gorduras)

Nunca fique parado esperando um resultado acelerado, pratique Jiu Jitsu, Aeróbica (em uma academia), natação ou musculação (ou qualquer arte marcial/esporte), isso vai gritar para seu corpo jogar gordura fora. Há 2 meses estou praticando a “arte suave” e me sinto mais novo, mais animado. Ressalto que sempre após o treino tomo Creatina (ajuda no desempenho), Whey Protein e Malto Dextrose, isso ajuda demais o atleta a preservar (exceto a creatina) os músculos, isso é importante de ser ingerido até 20 minutos após o treino. Sempre antes do treino (1 hora antes) coma um pão com queijo (se quiser matar o peso o pão é integral e o queijo diet) e nunca deixe de tomar bastante água durante o treino. Outra dica barata, calça seu tênis e vai caminhar, 1 mísera hora no dia, só isso já será um acelerador na sua perda de peso ;).

 

4 – Tente dormir cedo

Durma bem e durma cedo, assim você garante 8 horas de descanso (momento que o corpo trabalha nos músculos) e ativa sua rotina mais cedo. Isso ajuda em N fatores, mas seu dia rende mais ;). Se quiser fechar a noite com chave de ouro tome uma proteína de lenta absorção, recomendo (para perda de peso) 20g de albumina (qualquer sabor), + colher de achocolatado em pó (se sua albumina for de chocolate), um pouquinho de açúcar e 200ml de leite desnatado, isso desce bem e garante 4 horas de proteína de lenta absorção durante seu sono, ou seja, matamos a chance do catabolismo fazer qualquer pequeno efeito ruim aos músculos em 50%.

 

5 – Use acima de qualquer força a força de vontade

Lembre-se que o único beneficiado nessa história é você, logo algumas pessoas vão achar que é frescura deixar de comer porcaria sempre ou parar de beber e fumar, mas lembre-se que o ganho é real!
Nos dias em que a cama parecer mais quente, que o corpo parecer clamar para não ir a academia, nos dias que o ânimo estiver baixo tente pedir a Deus forças e erga sua cabeça, normalmente é nesses dias que fazemos as atividades da maneira mais adequada e mais rentável aos músculos ;).
Força campeão! Você vai longe!

 

Dizem que os termogênicos ajudam, como não uso não posso falar, só falei o que vivi ;).
Bom, é isso, se houverem mais coisas que fiz/faço vou aconselhar aqui.
Ah, hoje pedi BCAA para tomar antes do treino de BJJ, dizem que faz um bem medonho aos músculos e é baratinho baratinho :P.
Lembre-se: Suplementação é sempre bem vinda, mas jamais substituirá uma alimentação correta!

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.