Skip to content

Como instalar Android 2.3.7 no Milestone 2 sem perder dados e de forma rápida

PS: baixem TODOS os arquivos do artigo aqui:

http://appunix.com.br/repository/ALL.rar

As pessoas reclamam que os arquivos estão dando problemas. SUBIMOS TUDO e o tamanho no WINDOWS:

931 MB (976.620.228 bytes) (size)

931 MB (976.621.568 bytes) (size on disk)

Tem várias roms, vários utilitários e por fim a tranquilidade de não ter o dropbox off.

 

 

 

Antes de mais nada quero deixar claro que este artigo é 100% baseado no consagrado artigo da galera AJUDA ANDROID, que pode ser acessado aqui:

http://www.ajudandroid.com.br/2011/09/rom-milestone-2-cyanogenmod-7-versao.html

 —– Dia 05/12/2011 (ATUALIZADO):

Lista de arquivos para download interno (caso queiram mais desempenho tentem com dropbox [links mais abaixo]):

http://www.appunix.com.br/repository/GingerBreak-v1.20.apk

 

http://www.appunix.com.br/repository/Bootmenuv0.8.6-v2.zip

ROMS MAIS NOVAS:

http://android.loicg.net/roms/

 

Antes de mais nada iremos deixar aqui links de arquivos que você deverá utilizar (exceto rsdlite, fica ao seu critério).
Requerimentos para seguir este How to:

– Ter um milestone 2 rodando android 2.2,

– Baixar todos os softwares aqui citados.

 

Pontos em particular:

– Deixe a bateria COMPLETAMENTE carregada junto ao seu Milestone 2.

– Reza a lenda “androidiana” que cartões sd lv 10 dão problemas, eu, particularmente não vi dar problemas.

 

Não precisa ser um arquiteto da Google para executar este procedimento, muito pelo contrário, é tão simples e eficaz que quando terminar (e isso será rápido) você vai falar:

– “Caramba, velho, como foi fácil/rápido terminar esse trem!”

 

A meta é essa!

 

Softwares  OBRIGATORIAMENTE necessários para cumprir nossa meta:

http://dl.dropbox.com/u/17545709/Bootmenu%20v0.8.6-v2.zip  (esse é o bootmenu 8.6-v2),

http://dl.dropbox.com/u/17545709/GingerBreak-v1.20.apk (esse aqui é o gingerbreak 1.20 e vai “rootar” seu aparelho de maneira beeeeem simples/rápida),

https://market.android.com/details?id=com.koushikdutta.droid2.bootstrap&hl=en (gestor de roms que serve tanto para fullbackups como para instalar roms, custa menos de 6 reais e vale a pena),

http://dl.dropbox.com/u/17545709/EndlessCM7_20111001_Nightly_BPSW_v1_0.zip (cyanogenmod 7), CASO percebam que o link está off podem baixar até versões mais novas, vejam aqui no repositório (CABRITO! Divulgamos este repositório no twitter do appunix): http://android.loicg.net/roms/

–  http://dl.dropbox.com/u/17545709/RSD%20Lite%204.9.zip (perfumeria, RSDLite 4.9 (para caso de reinstalar a SBF da motorola 2.2),

https://market.android.com/details?id=com.koushikdutta.rommanager&feature=search_result (ClockWorkMod, um gestor de ROMs muit bombado).

Eu, particularmente recomendo que você instale o FREE e 100% operacional/compatível programa chamado TITANIUM BACKUP -> https://market.android.com/details?id=com.keramidas.TitaniumBackup&hl=en

 

Após baixar tudo RECOMENDO que cole os arquivos baixados (caso os baixou por meio de PC) dentro do seu milestone 2 em uma pasta na raiz do sistema (VAI FACILITAR MEIO MUNDO NA HORA DE INSTALAR A ROOM), eu, no momento em que executei minha upgrade coloquei tudo na raiz em uma pasta chamada DOWNLOADS usando meu cabo de dados. Isso é só um procedimento de organização, nada mais, sem isto, caso use outra forma funcionará, mas minha idéia aqui é encurtar caminhos ;).

É uma ferramenta MUITO simples de usar (TITANIUM BACKUP) e NÓS OBRIGAMOS que você a use, LOL, justamente para que você não perca aqueles programas massa que você possui, ou mesmo os dados dos tais programas. Então, para nos anteciparmos ao problema vamos fazer o seguinte, instalar o Titanium backup e em seguida fazer o seguinte:

IR no menu ->configurações ->aplicativos ->desenvolvimento e habilite a opção depuração de USB.

Depois entre no programa e assim que for requisitado poder de root (sim, o danado acessa MUITAS áreas do sistema) diga que SIM. [allow]

Depois procure pela aba BACKUP/RESTORE e em seguida, apertando os quadradinhos [botão de configuração/propriedades de um app] clique em LOTE.

Logo em seguida você vai ter de procurar por backup de todos os aplicativos de usuários [backup all data + apps], e clicando no botão logo ao lado para deixar no ponto -> [executar/run].

Na tela a seguir devemos escolher as apps manualmente OU já ir rodando todo o fullbackup de tudo, escolhendo suas apps (recomendo tudo) clique em Executar a operação em lote.

 

2 coisas bem interessantes acontecem aqui, no ato do backup:

1 – o titanium coloca seus arquivos e ele mesmo na memória SD externa, em uma área aonde qualquer mudança complexa ou wipe data vai deixar o bichão ali, pronto para uso e COM SEUS DADOS FILÉ!

2 – esse procedimento de backups é importante, pois quando terminarmos a instalação do android 2.3.7 é de praxe que você esteja sentindo muita falta daquela app querida e de seus dados respectivamente.

 

Feito o backup, creio eu que você já baixou os links de download e pagou pela app que recomendamos.

Agora que já baixamos tudo a primeira coisa é meter o root pra correr a solta no aparelho, para isto devemos rodar o Gingerbreak. Assim que terminarmos de instalar, seu aparelho está pronto para o root, depois iremos instalar o ClockModWork e depois o Droid 2 Recovery Bootstrap. (links já citados acima, na parte de downloads)

 

Assim que você rodar o Droid 2 Recovery Bootstrap você deverá clicar no menu -> Bootstrap recovery e em seguida liberar a app para executar suas funções avançadas, clicando assim em -> permitir e por fim clicar em -> Reboot Recovery

 

Depois desse procedimento seu aparelho já deverá estar reiniciando. Assim que ele carregar aparecerá um menu, o qual, para deslocarmos para cima e para baixo devemos usar o controle de volume do aparelho, logo + é para cima e – é para baixo e respectivamente o OK é o botão da câmera. Primeira coisa que devemos fazer nessa onda aí é acessar o menu install zip from sdcard e em seguida selecionar o menu -> choose zip from sdcard, no menu a seguir procure (lembra da pasta Download…?) por Bootmenu v0.8.6-v2.zip, escolha-o e em seguida entre no menu REBOOT.

 

Depois do reboot automaticamente iremos para uma nova tela aonde o botão de power passará a ser o OK, assim como o botão retornar do Milestone 2 realmente será retornar! (o + para cima e – para baixo, como doutra vez)

Primeiro passo que devemos fazer aqui é selecionar BOOT, aonde no menu SET DEFAULT: [boot menu] devemos optar por normal e apertaremos RETORNAR 2 vezes, aonde na tela deveremos escolher RECOVERY e em seguida ir no menu CUSTOM RECOVERY. Nessa nova tela de boot o botão de câmera volta  a ser o OK, aonde deveremos nesse novo menu procurar por Instal zip from sdcard e escolher logo em seguida choose zip from sdcard, ao abrir a raiz do sistema procure por EndlessCM7_20111001_Nightly_BPSW_v1_0.zip (lembra da pasta Download né?…).

A rom vai moer, moer, moer e moer e vai ser instalada :P, assim que for instalada deveremos voltar para o menu wipe data/factory reset, procurar pelo menu Advanced e depois clicar em Wipe Dalvik Cache, depois ir sobre YES afim de limpar o cache da virtual machinne, logo depois retornamos ao menu anterior e entramos em Wipe Baterry Stats, logo em seguida optaremos por YES para dar um grau na batera!

Depois você deve retornar ao menu principal (Go back [botão do milestone 2]) e procurar por reboot system now.

Lembra que estávamos falando de estar com a bateria full? É, meu amigo, agora é a hora da verdade e DO USO DELA! Alguns aparelhos (não sei se é por causa do level de SD ou outra coisa) levam até 10 minutos para fazer a build rodar 100% filé [levei menos de 4 minutos], mas aí varia de smart para smart.

 

Depois disso CURTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA o seu Milestone turbinadão.

Fonte deste milagre? Tá aqui ó:

http://www.ajudandroid.com.br/2011/09/rom-milestone-2-cyanogenmod-7-versao.html

 

Alguns pontos que ressaltamos aqui após instalação:

1 –  NÃO restaure aplicativos como google.phone do seu antigo froyo tosco, isto vai ferrar com seu sinal de gsm (de verdade),

2 – Wifi operando melhor que o 2.2 (hoje mesmo testei em frente a uma loja aonde o antigo não recebia o sinal e chute? sinal de 1 pontinho navegando tunado),

3 – LIGAÇÕES GSM NÃO CAEM [como andam falando por aí], fiz uma hoje cedo de “apenas 34 minutos”, super top de linha e uma qualidade de dar inveja de VERDADE,

4 – BOOT mais elegante e mais rápido que o froyo nativo e podrão,

5 – Câmera 100% operacional,

6 – Desempenho no acesso de áreas de trabalho BEEEEEM melhor,

7 – Consumo de bateria BEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEM menor,

8 – Consumo de ram BEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEM menor,

9 – Travamentos não existem mais (Froyo nativo da motorola travava pelo menos a cada 5 dias),

10 – Library de imagens muito mais rápida para gerar thumbnails,

11 – Led da câmera 100%,

12 – Aplicativos pós restauração do Titanium backup operando 100%,

13 – Menu Central de aplicativos muito leve,

14 – Qualidade do som continua em alta,

15 – NÃO foi necessária nenhuma gambiarra de apn ou ajuste de sinais gsm/3g, foi ligar e pimba, sinal gsm na alta!

16 – AINDA não senti aquele aquecimento infernal que o Froyo dava quando estava em chamada.

17 – Acesso a dados internos MUITO violento.

18 – Desligar (apertando o botão de desligamento/bloqueio) agora libera um item MUUUUITO amável, REINICIAR!

19 – GOOGLE MARKET 100% operacional (NOT GAMB).

 

Bem, se os 19 motivos acima não lhe encorajam a um upgrade só tenho 1 coisa a lhe dizer -> SORRY!
Devemos agradecer a DEUS pela galera da XDA, AJUDA ANDROID e http://www.cyanogenmod.com/

————

TROUBLESHOOTING

PS, no caso de nosso visitante Thiago, ele reportou que a tela de boot ficou presa, sendo assim o procedimento que ele adotou e deu certo foi:

Reiniciar o celular, pressionar “vol -” que abre o menu, fazer o procedimento de wipe/factory reset, depois aplicar o zip, em seguida wipe data/factory reset, Wipe Dalvik Cache, e Wipe Baterry Stats, após restart ele dará boot corretamente.
Se você está percebendo a luz vermelha no canto direito do aparelho (fica normalmente com uma luz verde ou durante o boot azul) deverá fazer o seguinte procedimento:
Reinicie o aparelho, daí segurando o botão Power ( botão ligar) e o X do teclado vai aparecer o android com um ponto de exclamação ”!” aperte @ no teclado agora escolha “wipe data/factory reset” e por ultimo “reboot system now” agora seu Milestone 2 vai funcionar normalmente.

Se o boot travar verifique os procedimentos do THIAGO, ou siga os passos:

ligue novamente porém segurando o botão “Power” (o botão de ligar) e a “seta para cima” do teclado, a tela vai ficar toda preta aí basta soltar que você estará na tela de bootload.

====================

SE VOCÊ pretende fazer DOWNGRADE (instalar o FROYO 2.2 oficial da Morotola no seu milestone 2 após instalar o gingerbread ou está tendo problemas após atualizar sue motorola milestone 2 basta acessar este link -> http://www.appunix.com.br/howto/linux/google-android/como-restaurar-meu-milestone-2-procedimentos-para-corrigir-ou-aplicar-osreload-de-rom-original-do-motorola-m2/)

====================

Abraços galeraaaaaaaaa!

 

263 Comments

  1. Ninguem conseguiu resolver esse lance do teclado ficar em xing-ling? (axo q deve ser chines)

    Isso é chato, toda vez que vc escreve tem q dar um ‘enter’ pra depois da espaço, pq se da espaço sai em xing-ling…

    se tiver a resposta nos comentarios ignora isso aki ^^

    Abraço e execelente tutorial, consegui fazer no meu sem erro nenhum, funfando perfeitamente!!!!

    VALEU!

  2. Igor Igor

    Deu certinhO. mas os meus contatos se foram. Tem como recuperar? eu fiz back up pelo titanium e agora não sei recuperar.
    alguém ajuda?

  3. vitor vitor

    ento dar um aply no update.zip e tenho só o erro:
    e: failed to open /sdcard/update.zip ( No such file or directory vi o comentario do will porem no meu nao fufo tenque da wipe data neh? depois disso eu joguei a rom cm7-20111024-NIGHTLY-Milestone2-ICS_-Stable-v3.zip dentro de uma psata ainda compactado e nao deu certo me ajude? alguem?

  4. vitor vitor

    nao to conseguindo da apply na nova rom aparece not found update.zip o que eu faço?

  5. Baixou a rom e os apps de onde?

  6. vitor vitor

    de onde eu baixei? baixxei do 1 link ke vi kkkkkkk
    have problem? passa ai o link que eu baixou se realmente funciona vo fala fuk yea na cara do meu irmao kkkkkkk

  7. vitor vitor

    ai cara pegeui essa aki cm72-111116.2011-Milestone2-ICS-v3.0.zip
    essa vai funciona por favor scorro

  8. vitor vitor

    cara ele ta falando que nao ta achando um tal de update.zip ajuda pls?

  9. vitor vitor

    cara achei um jeito!!!! so presiso que vc conserte o link do drop box ou ache outra para baixar por favo akele que da pra baixar o rom original do foryo de novo por favor!!!!

  10. cELSO cELSO

    dESCULPEM A LEIGUISSE, MAS EU PRECISO PUXAR EXATAMENTE TODAS AS ROMS PARA PODER REALIZAR O PROCEDIMENTO? ABCS!

  11. cELSO cELSO

    Desculpem pelo comentário a cima, depois de estudar mais um pouco entendi como seria, feito, fiz e deu certo! muito obrigado!!!

  12. Renato Renato

    Estava rodando bem até agora. Meu wifi parou de funcionar hoje, já testei em diversos locais e ele simplesmente não pega o sinal.

  13. Ok, faça 2 coisas:

    1 – sempre que precisar pedir ajudar no site poderá usar o fórum, assim sua dúvida vai ajudar muitas pessoas. (http://forum.appunix.com.br)
    2 – Limpe as configs da wifi e as refaça, deverá funcionar).

    Uma pergunta, qual rom você está usando?

  14. dj0x dj0x

    Galera,
    ALGUÉM TEVE PROBLEMA COM O USB THETRING? Instalei a ROM: ENDLESSCM7_20111001_NIGHTLY_BPSW_V1.0 O MEU NÃO ESTÁ FUNCIONANDO.

    Se não funciona mesmo, recomendam outra rom ?

  15. dj0x dj0x

    Chateado pela rom ENDLESSCM7_20111001_NIGHTLY_BPSW_V1.0 O não funcionar direito o usb tethering eu retornei ao retail motorola 2.3.6.

    Só que, quando fui aplicar novamente ENDLESSCM7_20111001_NIGHTLY_BPSW_V1.0 O para depois aplicar cm72-111116.2011-Milestone2-ICS-v3.0.zip ( eu não sei se é mod ou rom) pq achei que não iria funcionar se fizesse direto do retail.

    Meu boot fica preto não entra tela nenhuma.
    oq deve ter acontecido?

  16. herick herick

    Bom dia colega.
    Tenho um milestone 2 e instalei nele a versão 2.3.4
    Porem tive problemas com a duração da bateria,
    Então fiz o mesmo procedimento que usei para atualizar
    Usei para voltar a versão anterior.

    Porem tive um problema quando aperto Power e X
    Ele da uma mensagem
    E: can’t open / cache/recovery/command
    E: can’t open / cache/recovery caller

  17. vitor vitor

    aff se ta me ignorando? por favor pelo menos responda!!!! levei na assistencia a nem eles sabem o que fazer eu sei consertar porem presiso dos links do drop box online sem akele erro 509 por favor de novo por favor presiso do link do drop box a rom original do foryo conserta la ou hospeda do rapid share please

  18. thales thales

    cara, vou postar essa rom hoje pra vc… so que minha net ta com pau e ta bem lenta… então, só amanhã vou postar o link, isso se eu vim trabalhar, se não só segunda ok?

  19. Grande, os links do drop box duram até 3 dias para estarem disponíveis.
    Essa semana iremos colocar os apps em um repositório próprio. Abraços.

  20. Renato Renato

    Agora que a Motorola lançou a release do gingerbread para o Milestone 2, acha recomendável instalarmos a versão oficial no aparelho? Nesse caso, teríamos que voltar o aparelho para o 2.2? obrigado

  21. thales thales

    testei diversas rooms, inclusive as mais novas… mas nenhuma deixou o telefone tão rápido quanto a cm7-20111018-NIGHTLY-Milestone2-v1 – recomendo aos iniciantes

  22. vitor vitor

    thales meu muito obrigado pela colaboração deus te abençoe
    conserteza já feiz muito da sua arte e valeu !!!! mas pode sguir o tutorial?

  23. vitor vitor

    * parte desculpe pelos errinhos

  24. vitor vitor

    ahhh tudo certo mais no progama do boot menu falo nao bateria e agora ):

  25. vitor vitor

    quando ligo ao pc luizinha indicativa acende (: será??? que esta carregando?

  26. Pode detalhar mais sobre o erro?

  27. vitor vitor

    Pode detalhar mais sobre o erro? calro pois não é o seguinte tenhos todos os drives enfim porem meu amigo no boot meno aparece não em forma de erro e sim ele fala que não á carga suficiente o que eu estou fazendo é o seguinte ligo ao notebook eai a luzinha de led de carregamento delee liga !!!!! bom ai ele da boot zozinho quando esta conectado ao pc entao repito o processo novamente minha pergunta é : esta carregando? estou tentando retail;;;;

  28. Veja bem, se o que você quer é reparar, tem de seguir os passos de restore que falamos na restauração do M2, que sim, pluga-se no note para rodar o rsdlite. Me confirma se queres restaurar ele. PS: SEU m2 não está quebrado por isso, o sistema base está corrompido, bastando um restore para o modo de fábrica.

  29. Cesar Cesar

    Olaaa Little, como está Mestre? Desde nov que atualizei o meu M2 e venho desfrutando dessa incrível room do cyanogen. Porem hj durante sua utilização ele travou, ao reiniciar a tela pisca algumas vezes e não sai disso. Fica preso na tela do google com o logo do cyanogen, ja tentei os recursos de TROUBLESHOOTING e nada. Nem aparece o Cubo do Android novamente 🙁 Você indica algum procedimento ? Se eu reinstalar a ROOM perco todos os App comprados no market? Se sim como fazer para não perder, ja que o cel n inicia ? Obrigado mais uma vez!

  30. Anderson Coelho Anderson Coelho

    cAra, meu celular não encontra mais nenhuma rede wifi, to usando a rom 2.3.7 que coloquei através aqui do fórum, o que posso fazer pra acabar com este problema?

  31. Qual a rom que usou? De qual dia é essa rom?

  32. aRIEL VICTOR aRIEL VICTOR

    cARA NAO ESTA INICIANDO FICA SÓ RODANDO E RODANDO O QUADRADO O QUE EU FAÇA ?

  33. aRIEL VICTOR aRIEL VICTOR

    cARA NAO ESTA INICIANDO FICA SÓ RODANDO E RODANDO O QUADRADO O QUE EU FAÇo ?

  34. aRIEL VICTOR aRIEL VICTOR

    CARA JA DEI UM HARD RESET E NÃO FUNCIONOl

  35. aRIEL VICTOR aRIEL VICTOR

    agora nem liga kk ajuda , vlw

  36. vitor TO puto vitor TO puto

    cara olha meu caso meu mile 2 ta com sistema operacional todo fudi….. emfim segui o toturial de restauração mais infelizmente não há mais bateria o que eu faço?? eu não tenho como pegar outro mile pq ninguem aki na minha cidade tem um ): levei na assisetencia técnica eles tb não sabem o que fazer aki ta tudo certinho pra fase o reset via rds lite o problema mesmo é bateria se puder me ajdar agradeço desde já

  37. Anderson Coelho Anderson Coelho

    LiTTLE_OAK, eu baixei e instalei no fim de dezembro, no dia 29 ..

    Além do problema de não achar nenhuma rede wi-fi, eu não tenho mais o botão do menu pra acessar tds os aplicativos, tive q colocar os principais nas telas mesmo.

    Como faço pra resolver isso? desde já agradeço..

  38. Itamar Itamar

    Olá little OAK, instalei a rom 2.3.7 0846 nightly v2.0 final em ML2, deu uns brema lá mas finalmente com as duvidas anteriores e os seus esclarecimentos consegui resolver o problema de boot, mas agora ficou 4 duvidas que n consigo esclarecer e espero que me ajude, póis n tenho a quem recorrer: 1- Perdi minha agenda de contatos, tenho como recupera-la? 2- tinha movido meus aplicativos para o cartão sd gostaria de saber como volta-los para o tel para aparecer no menu do telefone? 3- quase tudo que faço pede permissão de super usuário, tem como retirar isso?pra q serve? 4- e qual dakeles programas q foram instalados durante a atualização posso deletar, titanium?superuser?droidsshd?m2t?mxvideo player?e root explorer?
    desculpa os questionamentos são muitos e seu tempo imagino que pouco, mas se puder ajudar ficarei extremamente agradecido?
    vlw

  39. xando xando

    fiz o tutorial certinho (acredito eu) agora ele ficava so mostrando o cubo e nada de inicializar… fiz varios procedimentos que tem aqui. tentei reinstalar e agora so fica o nome google e nao sai mais dali! se eu desligar o celular, colocar a bateria e ligar ele no carregador ele fica carregando nomalmente. mas nao inicializa de forma alguma so fica mostrando o nome do google ai pisca a tela depois acende a luz azul, depois a verde dai elas se apagam, e so mostra o nome google na tela e nao faz mais nada. alguma ideia do que eu posso fazer?

  40. xando xando

    eu ja havia lido esse tutorial ai. ele agora pegou do nada :S eheheheh ja desliguei liguei reiniciei ta tudo funcionando de boa! valeu

  41. Flavio Flavio

    Como vc resolveu este problema de erro ao instalar?

  42. Felipe Nascimento Felipe Nascimento

    Parabéns pelo trabalho bem feito little oak, foi bastante didático e de fácil utilização para leigos nessa área (como eu). Basta seguir todos os passos corretamente que dá tudo certo… até quando deu errado com o troubleshoot consegui sanar o problema… uma pena que nem todos leiam tudo e perguntem a mesma coisa sempre… =p
    Pois bem, meu caro, li aqui todos os replies e percebi dúvidas iguais as minhas mas que não foram respondidas como eu queria: meus contatos não foram sincronizados no google como você havia questionado a outra pessoa. Preciso saber se existe uma forma de fazê-lo. Ainda em tempo, gostaria de saber se existe como utilizar o motoblur hoje em dia, ou se você recomenda algum programa que faça o mesmo e agregue os contatos de forma semelhante.
    De toda forma, ótimo tópico. Foi de grande ajuda!
    Abraço e sucesso!

  43. Bem, ao configurar sua conta da Google no aparelho ele sincroniza (ao menos deveria) sincronizar contatos que antes existiam no seu aparelho e que eram setados dentro do Google. No meu, a primeira vez que fiz a instalação da rom eu perdi todos os contatos, somente depois percebi que dava para tê-los preservado se eu tivesse configurado a opção dos contatos serem sincronizados pela Google, depois que perdi a primeira vez eu fiz a sincronização e depois disso foi só alegria, passei por mais 2 roms e não perdi nada. Foi uma pena a primeira perda. Eu nunca utilizei o motoblur, para te falar a verdade meu sonho era que ele não fosse aliviado (como é o caso da rom cyanogenmod) e sim extirpado do aparelho (lol), pois pesa muito e não tem muita utilidade. Nas próprias contas use o menu de opções e tente sincronizar o aparelho junto a Google (os contatos). Em caso de perda é só reativar que ele ajusta direitinho.
    Abraços e espero ter ajudado você.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.