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Meu jogo foi para capa da Google, YEAH! 2018 Lindo lindo :).

Bom, é com motivo de muita alegria que o game no qual fiz parte do desenvolvimento foi parar na capa da Google.
SIMMMMMM, está lá estampadasso.

O jogo que desenvolvi (fiz parte do core de desenvolvimento) é o Magic Master -> https://play.google.com/store/apps/details?id=air.com.mopixgames.magicmaster&hl=en

Mas como cheguei lá e como é o resultado disto?
Você pode estar se perguntando:

Como faço para meu jogo ir para capa da Google Play?

Antes de mais nada quero agradecer a Deus por ter feito parte desse  projeto chamado Magic Master.
Eu não comecei a desenvolver ele do zero, muito pelo contrário, eu entrei no projeto quando o mesmo estava em andamento e teve uma baixa no core de desenvolvimento, me levando a ser o main dev do game. A empresa na qual presto serviço até a data deste post é a MOPIX (Mopix Games) de Belo Horizonte (MG). (http://www.mopix.com.br/)

O jogo é um tower defense que foi desenvolvido por 3 anos. É um jogo que tem um design diferenciado (Raoni Dorim é o artista) + uma equipe forte de animação e etc. O jogo foi para o CoreLabs (aceleradora de nível mundial) e recebeu bastante investimento.

Vamos aos pontos do que é estar na capa do Google? Ok, vamos lá!

1 – Downloads

Parece que não é tão importante estar na capa do Google, mas é, é sim, é MUITO :).
Os downloads do game que eram algo em torno de (no máximo) 50/100 por dia passaram para 2000 ao dia. É um ganho de 1000%, isso atrai mais players e consequentemente coloca mais in-app purchases em crescimento.

ATUALIZADO O POST!!!
Neste exato momento (horas após a publicação deste post) estamos em 4000 downloads / dia e subindo! YEAHH!

2 – Portifólio

Não é simples chegar lá, a jornada é forte, mas a compensação de ser destaque ali denota o quão refinado é o processo para chegar até ali. Em Minas Gerais apenas 2 empresas conseguiram tal feito, a Mopix e outra empresa. Sem dúvidas é uma coroação que recebi sem precedentes (e jamais esperei por isso mesmo sendo formado em gamedev).

3 – O processo (como chegar lá)

Bom, estar ali é extremamente sofrido, parece que não, mas é!
Para estar ali o seu game precisa de:

  • Feedback de touch (em tudo que tem button effect),
  • Pause funcionando redondamente (e não só o pause, como o pause sob HOME/Back/Lock buttons do android [botões físicos do android]),
  • No Retorno ao game pós HOME button, Back button, Lock Button o jogo deve exibir o menu de pause (hard hein???),
  • Design de certa forma atraente,
  • Gameplay de certa forma atraente,
  • Adequar seu código ao sdk da Google mais recente possível (mínimo hoje é o 26, que corresponde ao android 8),
  • Se ele realmente precisa de sleep, deve usar Dozen da Google na API level 26,
  • Não deixe bugs no game, parece claro isso, mas lá é obrigação, bugs são requests para ontem,
  • O feedback de touch é bastante estressante de se lidar :(,
  • O sdk 26 exige muito mais dos programadores, principalmente por causa das permissions (que se dividem em permissões perigosas e permissões normais). <— cuidado!

Não é uma tarefa simples e fácil, se observar a documentação da Google é extremamente pesado.
Adequando todo seu game aos pontos acima você pode entrar em contato com o representante BR ou da América Latina da Googleplay solicitando a feature do seu jogo.

Não vou detalhar tanto os procedimentos e etc porque um post seria pequeno demais para isto.

Obrigado a todos envolvidos.

5 Comments

  1. Diego Diego

    Parabéns… jogo ficou show.

  2. André Ferraz André Ferraz

    Cara, parabéns pelo feito. Fico super feliz de ver os avanços dos meus colegas de academia (facul haha :D).
    Nem sabia que tu tava nessa jornada no Magic Master, na Mopix, mas bom saber qu e deu um resultado tão bom.
    Curioso para ver o que vai sair no seu próximo projeto.
    Abraços parsa 😉

  3. Obrigado mr anderson, tu sabes o respeito que tenho por ti.
    Desejo que Deus te abençoe fortemente, bro, vamos que vamos.
    Quanto aos próximos projetos, tenho 3 na agulha, mas só Deus sabe quando haverá release :).

  4. Valeu meu brother! Tamos Together!

  5. Tamo together diegão!

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