Skip to content

Como criar pendrive bootável do Mac OS X Lion

Olá galera tudo tranqüilo?
Com a chegada da nossa versão final do Mac OS X Lion pairou sobre nossas cabeças como seria se precisácemos fazer uma instalação do ZERO em nossos iGadgets… Com o upgrade sendo feito através do App Store fica essa dúvida na cabeça dos usuários… De acordo com a Apple caso o usuário queira uma instalação Limpa, o mesmo terá que instalar o Snow Leopard fazer update até a versão 10.6.6 e ai, só depois dessa trabalheira toda você será capaz de subir para o Lion (o que na verdade já não é mais uma instalação limpa.. venhamos e convenhamos Apple, isso não é instalação limpa)… mas deixemos de mazela e vamos ao que interessa…. hoje vou ensinar como criar um pendrive bootável com a versão Build final (11A494) do Mac OS X Lion….
O que você precisará:

—> 1 computador rodando Mac OS X Snow Leopard (pode ser Hackintosh)
—> o .app do Mac OS X Lion (isso mesmo galera… o Sistema operacional vem como .app)
—> 1 pendrive de no mínimo 8GB (poderia ser 6Gb, mas como nunca ví estou indicando um de 8)
—> 15 minutos pra ler esse artigo

Galera primeira coisa a se fazer é preparar o pendrive… vá até o Utilitário de Disco, no painel superior | Ir/Utilitários

Lion

Entre em Utilitário de Disco
Lion_1

Chegando ao Utilitário verá uma tela mais ou menos assim
Lion_2

No painel da esquerda selecione o disco onde deseja que o Lion faça sua moradia… No caso um Kingston Datatraveler de 8.01 GB
Lion_3

Na aba de ações escolha Particionar
Lion_4

Em esquema de volume e Informações de Volume coloquei respectivamente 1 Partição e nome coloquei Lion (pode se usar qualquer nome, pois o mesmo será substituído posteriormente)
Lion_5

No canto inferior direito clique em Aplicar
Lion_6

Será notificado sobre as notificações no Disco
Lion_7

Mande particionar. Acabamos a primeira etapa….
Agora pra adiantar as coisas baixe o aplicativo ShowAllFiles
Executeo e claque em Show

Lion_8

Agora vá até seu .app que baixou da App Store, claque com o botão direito do mouse e claque em Mostrar Conteúdo do Pacote
Lion_9

Como na imagem entre na pasta Contents depois na pasta SharedSupport chegará até nosso primeiro arquivo importante…. execute o arquivo de imagem InstallESD.dmg
Lion_10

Ao executá-lo verá uma tela semelhante a essa
Lion_11

Agora execute o BaseSystem.dmg
Lion_12

Chegará a essa tela
Lion_13

Agora volte ao Utilitário de Disco, na guia onde usamos para Particionar o disco de destino do Lion, clique em Restaurar
Lion_14

Em Fonte arraste Mac OS X Base System (que foi montado quando executamos o BaseSystem.dmg)
Lion_15

Em destino arraste seu pendrive para label (em nosso caso o chamamos de Lion)
Lion_16

Ficando assim a tela completa
Lion_17

Clique em Restaurar no canto inferior Direito
Lion_18

Será notificado, clique em Apagar
Lion_19

Digite sua senha
Lion_20

Todo o processo demora em torno de 5 minutos…. agora falta pouco galera… muito pouco… Agora amigos vá até o disco Mac OS X Install ESD
Lion_21

Agora copie a pasta Packages para a área de transferência (Command+C)
Lion_22

Agora vá no pendrive (que agora chama-se Mac OS X Base System)… pra facilitar na identificação do local correto, aconselho verificar a ordem dos dispositivos montados (em todos meus teste por ter sido o ultimo a ser montado em todo o processo o pendrive fica como sendo o ultimo da lista)
Lion_23

No seu pendrive vá em System/Installation
Lion_24

Exclua o atalho para  a pasta Packages que ali se encontra
Lion_25

Lembram da pasta Packages que copiamos lá do Mac OS X Install ESD?
é pra cá que vamos copialo, é uma cópia um pouquinho demorada (já que estamos falando de 3.26 GB e para um dispositivo com velocidade de gravação baixa)
Lion_26

Agora é só correr para o abraço… pode usar tanto no seu Mac verdadeiro quanto no seu Hackintosh (com o devido CdBoot… Aconselho CdBoot feito pelo André do HMBT…que funciona desde de o DP4 do Mac OS X Lion)…
Abraço a todos… Espero que ajude a todos… Obrigado aos vários fóruns sobre Mac OS, OSX86 que existem por ai… em especial à toda staff do HMBT (http://www.hmbt.org/forum)
Fui!!!! 😀

Gostou? Comente, complemente e espalhe!

132 Comments

  1. Layse Sobreira Layse Sobreira

    Depois de instalado as kexts, o teclado e o touchpad estão funcionando, ele deu boot pelo hd, mas mesmo assim ainda continua um pouco mais lento que dando boot pela iso…

  2. Estranho velho….. mas o teclado/trackpad_Mouse estão funcionando sem o cdboot né? mas essa demora ai é de quantos segundo pra dar o boot?

  3. Layse Sobreira Layse Sobreira

    Doooguinha, estão sim. Eu verifiquei o tempo de boot, demora cerca de 2 min pra inicializar o Lion… Abraço

  4. Cara, tem algo errado…. me passe seu org.chamelon que fica dentro da pastra Extra…. me mande pra eu dar uma olhada se tem alguma coisa desnecessária lá…. abraço… e o sistema após iniciado está estável? tudo funciona?

  5. Layse Sobreira Layse Sobreira

    link: http://www.4shared.com/file/tSMOb_PJ/orgchameleonBoot.html
    Doooguinha, ele inicializa blz, sendo que hj qndo inicializei o lion, apenas o touchpad estava funcionando e o teclado n. Reiniciei e ai voltou a funcionar… Fora isso, tá tudo funcionando… abraço!
    Tens msn?

  6. Olá doooguinha, parabéns pelo site, vi tanta coisa bacana q coloquei nos favoritos. fiz um pen drive do lion com sua ajuda e só fui até a hora do boot com a abertura para instalação, até aí tudo blz!!!
    vou deixar p fazer uma instalação limpa apenas se meu macbook pro ficar lento, como o pessoal está reclamando. tenho muitos aplicativos e estou sem tempo p reinstalá-los. estou terminando um curso de analise e desenvolvimento de sistemas e gostaria de aprender mais sobre o mundo apple, se vc tiver um convite para o forum hmbt, manda um p mim se puder. abraços.

  7. Judenilson, obrigado pela visita…. que bom que deu tudo certo por ai…. em questão de seus softwares… pode fazer backup pelo Time Machine e restaurar após uma instalação Limpa…. mas mesmo que for utilizar o método indicado pela apple de instalação por cima do snow, aconselho fazer backup de TUDO…. vai que dá alguma zebra….. Obrigado pelo elogio ao site….. Eu não tenho convite disponível… vou ver com um amigo se ele pode te convidar….. Forte abraço

  8. ola amigos pesquisando como instalar o osx lion em meu pc encontreii o site http://www.appunix.com.br dou os meus parabens pelo site, pelas postagem de otimo conteudo.
    pesso que alguem me ajude eu nao tenho o cd do hmbt para o lion e nao consigo efetuar a instalação quem tiver cadastro no hmbt pesso que por favor me mande um convite.
    att:Gustavo Souza
    luis_gustavo_1994@hotmail.com

  9. eddu vaz eddu vaz

    fl doguinha blz? kara me matei +de 1 ano pra fazer o hackintosh roda aki no meu dell d630 core 2 g.00 ghz 4gb ram, consegui usando o iatkos s3 ( mas tem um moonte de config certinho ) aki roda o 10.6.3 nao consigo fazer updt trava.. vi seu post.. tenho o dmg do lion.. mas to sem pendrive grande tenho alguns hds externos.. (o hack tah num externo ) sera q dah pra eu usar uma outra particao do outro hd e instalar o lion aonde jah to usando o hackintosh ??

  10. Opa Eddu, dá sim cara….. dá pra usar uma partição de disco pra fazer esse processo… você precisará de um cdboot compatível com o Lion para poder bootar por essa partição com o Lion, aconselho fazer muitos teste antes de instalar o Lion por cima do Snow…. o problema no seu caso é que você não sabe exatamente que kexts ou patchs instalou (por ter usados distro)… ai será uma nova luta pra instalar o Retail do Lion…. Mas conte comigo caso rpecise…. abraço

  11. Salve doooguina, parabens pelo site, muito bom, muitas informações e muita ajuda hehhe.
    pelo seus tutoriais consegui instalar o lion no meu dell inspiron 1525, só que tem um problema, nao estou conseguindo dar boot pelo hd, só pelo pen drive. sempre que entra pelo hd da a msg boot: error
    será que vc tem como me ajudar???
    abraços!

  12. Obrigado pela visita e pelo elogio ao BLOG Vitor, olha cara qual versão do Chameleon tem tentado instalar ai pra dar boot através do HD e não mais pelo boot cd?Só espero sua resposta para lhe indicar o melhor chameleon….. Abraço

  13. entao , já tentei varias versões, principalmente a Chameleon-RCr1020 HMBT e a Chameleon v2.1svn r1547.
    AMBAS USANDO usando o champlist ou não.
    desde já obrigado pela ajuda!!

  14. só para completar, já tentei ate copiar os arquivos de boot do pendrive para o hd e nada sempre da o erro boot0: error.

  15. Andrehtm Andrehtm

    Vitor, seu HD está dividido em quantas partições? Tem que instalar o Chameleon na primeira partição e na BIOS tem que selecionar a primeira partição para iniciar, outra coisa, se não me engano este seu note não terá aceleração do vídeo, então terá uma máquina muito limitada, abraço, André.

  16. Wesley Wesley

    amigos é o seguinte to tentando instalar o leopard com o retail, do o bot pelo hack bot e tudo blz até que na instalação dá o seguinte erro ocorreu uma falha durante a instalação,e quando tendo de novo diz a intalação falhou.
    ai eu pego o cd de bot,e rodo , mas não aparece a partição da mac e sim só os fat32.
    Alguma luz ?

  17. Wesley, obrigado pela visita….. Cara me conte como você gerou esse pendrive com o Leopard… é Leopard mesmo ou Snow Leopard? Fico aguardando uma resposta sua para proseguirmos com sua ajuda….

  18. KADSONANDRE KADSONANDRE

    AMIGO DOOOGUINHA, ESTOU COM UM PROBLEMA NA INSTALACAO, QUANDO EU ESCOLHO O PENDRIVE ELE COMECA A CARREGAR E PARA NO SEGUINTE ERRO [SENDHCIREQUESTFORMATED] ### ERROR: [0X0402] (HCI INQUIRY CANCEL) — SEND REQUEST FAILED (ERR = 0X0012 (KBLUETOOTHHCIERROR INVALIDHCICOMMANDPARAMETERS)). O QUE EU FACO?
    HP PROBOOK 4520S

  19. Machado Machado

    Boa Tarde, Primeiro PARABÉNS pelo site.
    Cara sou novo neste mundo mac, comprei um macbook air e ele veio com o lion, fiz seu procedimento e efetuei o boot na maquina com o botão otion precionado ai escolhi o pendrive que criei apartir dos seus ensinamentos, so que ele fala que não é possivel reinstalar o lion, e eu queria formatar e instalar tudo limpo, tem como? preciso formatar o hd primeiro e depois dar boot com o pendrive?

  20. so queria agradecer pelo tutorial.

    Fiz todo o processo so que estou tendo dificuldade em conseguir o bootcd pelo hmbt pois nao tenho convite para entrar no forum.

    Gostaria de pedir que me enviase um convite, ficaria muito agradecido.

    Parabens pelo site.

  21. Rodrigo, HMBT não permite mais convite, agora só entra lá com doação…. Faça uma doação cara… o portal deles merece….mas descreva seu hardware que eu vejo qual CDBoot será melhor no seu caso e te passo.
    Abraço

  22. erick erick

    UMA PERGUNTA SE EU FAZER ESSE PROCESSO PELO MAC OS X SNOW LEOPARD PELO VMWARE PEGA? OBRIGADO DESDE JA!

  23. Olá Erick.. Obrigado pela visita… funciona normalmente se fizer através da máquina virtual… bom uso amigo… Abraço

  24. erick erick

    desculpe pergunta denovo DOOGUINHA EU TENHO UM PROCESSADOR INTEL e2200 E ELE NAO TEM vt-X (VIRTUALIZAÇAO) QO QUE O MAC OS X LEOPARD RODA NO VMWARE SEM TER VT-X AI VAI A PERGUNTA SE EU FIZER ESSE METODO PELO MAC OS X LEOPARD 10.5.2 FUNCIONA? OBRIGADO! E DESCULPE AO ABUSO DE MUITAS PERGUNTAS!

  25. Sem problema algum…. se tivesse rodando aí o 10.5.0 conseguiria fazer da mesma forma… uma daspoucas ferramentas que não mudou desde o 10.4 foi o Utilitário de disco… Abraço

  26. erick erick

    vlw doguinho sulociono meu caso adorei esse site muito obrigado!

  27. David Viana David Viana

    OLA DOGUINHA FIZ O PROCEDIMENTO QUE VC POSTOU CERTINHO FIZ O PENDRIVE BOTAVEL E TUDO E ESTOU USANDO O HMBT ELE RECONHECE O PENDRIVE E TUDO MAS QUANDO DOU BOOT COME;A A CARREGAR UM MONTE DE ARQUIVO ( FICAM AS LETRAS PASSANDO PARA BAIXO BEM RAPIDO) FICA CARREGANDO MAIS OU MENOS 3 MINUTOS E DEPOIS VAI PRA OUTRA TELA PRETA E TRAVA , OQUE EU FACO JA USEI O IBOOT MAS COM -V E DA O MESMO ERRO

  28. Obrigado pela visita David,Posta uma foto de quando as letras pararem de carregar pra eu ver de que se trata esse erro… QUal é o seu Hardware? Abraço

  29. Ricardo Paris Ricardo Paris

    Opa doooguinha bls?? cara, meu problema é o seguinte, eu fiz meu hackintosh com o iatkos s3 v2 E ESTÁ FUNCIONANDO TUDO TRANQUILO! mEU UNICO PROBLEMA, É QUE QUANDO EU VOU DESLIGA-LO FICA EM UMA TELA AZUL , PERCEBO QUE DESLIGA OS LEDS, MAS A CPU CONTINUA LIGADA TRAVADA NESSA TELA AZUL!

  30. JorgeTimor JorgeTimor

    Ola Doooquinha tudo legal ? cara to lendo esss duvidas e respostas to gostando muito e aprendendo tbem bom ter um cara assim como vc que gosta de ajudar e dar uma forca pra quem nao sabe e ou e novato como eu no ambiente mac. valeu pelas digas para os outros tambem serviu pra mim. ainda mais que estou aqui nesse final de mundo chamado timor leste. espero poder contar com sua ajuda quando precisar
    Abraco fica na paz de deus.

    Jorge

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.