Skip to content

Como Resetar "Recuperar" senha Mac OS X Leopard | Snow Leopard

E ai galera tudo tranquilo?
Hoje venho através deste salvar a vida dos SYSADMINs que assim  como eu têm patrões que por algum querem usar computadores e ficar imunes a vírus de computador…. Sempre que perguntado por esses partrões que computadores devem comprar eu respondo sem medo de errar…..
-Compre um MAC Sr.X,(além de MUITO fáceis para o usuário final, são mais raros os casos de contaminação com vírus de computador) tenho certeza que será muito útil a sua necessidade(isso se não precisar rodar uma aplicação em COBOL feita sob medida pra sua empresa… ainda sim o indico pois essa tal aplicação pode ser rodada através do TERMINAL SERVER).
Pessoal, não que nosso querido UBUNTU e FEDORA não dêm conta do recado e sejam de fácil uso mas, pessoas que conheceram computação lá por meados da década de 90 associam o nome LINUX a um mundo difícil e possível somente para NERDS….
Quem “vive”no mundo da informática sabe que ninguém está 100% seguro, especialmente usuários inexperientes e com pouco conhecimento de códigos e links  maliciosos….

Vamos ao que interessa… Muitas pessoas que por algum motivo perdem/esquecem as senhas de seus Mac’s não sabem como recuperar e as vezes levam em assistências que tbm por motivos desconhecidos ao invés de instruírem tais usuários a apenas resetar essas senhas, preferem dizer que é um trabalho custoso, demorado e que custará no mínimo R$100,00 (isso se você não precisar de fazer Backup)…. Hoje eu venho mostrar que de uma forma simples e rápida você mesmo poderá sem muito conhecimento recuperar sua senha no Mac OS X Leopard | Snow Leopard.

O que precisaremos?
-DVD Restore ou Retail do Mac OS X Leopard | Snow Leopard (Restore é o DVD que vem junto com seu Mac e que funciona somente com SEU mac), caso não possuia o DVD Restore podem comprar aqui, por essa “Fortuna” e dividido em 12X você adquirá um SO que lhe servirá não só para essa tarefa mas também para muitas outras que futuramente mostraremos aqui no app.

-5 minutos pra ler uma dica do Doooguinha aqui no APPUNIX

Nada mais…. é muito simples….
Primeiramente…. insira o DVD em seu Mac…
Mac_senha1

Ligue seu Mac, aqui para o appunix usamos um Macbook

Ligando MacBook

Agora, há 2 formas de iniciar pelo DVD do Leopard | Snow Leopard e chegar ao nosso objetivo…
1 – Precionando e segurando a tecla C durante o processo de ligamento do seu Mac (dessa forma entrará diretamente no processo de boot através do CD/DVD
Método 1

2 – Precionando e  segurando a tecla option/alt durante o processo de ligamento do seu Mac,
Método 2

Sendo a 2(segunda maneira) com a “Desvantagem” de ter mais uma etapa (escolher o item a ser “BOOTADO”)
Escolha Disco de Boot

Após Bootar pelo DVD do Mac OS X Leopard | Snow Leopard chegará a seguinte tela
Tela de Boot

Escolha o idioma desejado… Após algum tempo (cerca de 30 segundos) aparecerá o Menu Superior, vá até Utilitários, Redefinir Senha…
Redefenir Senha

Chegará até uma tela semelhante a essa
Tela Redefinir Senha

Se o Mac de vocês(seus Patrões e Clientes) tiverem apenas 1 usuário cadastrado ele já aparecerá como Default (padrão) para redefinição de senha, apenas siga a interface da janela que é muito intuitiva e simples… é simples, em meias palavras coloque a senha, confirme-a e coloque uma dica….
Redefinir Senha FInal

Na parte de baixo dessa janela, há um esquema de redefinir permissões de acessos a arquivos e diretórios… aconselhamos clicar em Redefinir… Após clicado mostrará um processo de redefinição… depois disso clique em Salvar. Mostrará.
Mac_senha10

Encerre o aplicativo de redefinição de senha
Encerra Aplicativo

Encerre o Instalador do Mac OS X Leopard | Snow Leopard
Encerra Instalador

Aparecerá uma janela de aviso dizendo “Basicamente” que você perderá acesso ao arquivo que armazena todas as senhas armazenadas em seu Mac o “KEYCHAIN ACCESS” (a menos que você tenha a sua antiga senha, o que devo pressupor que não tem), apesar ser um arquivo muito útil para por exemplo resgatar uma senha de uma rede sem fio que já usou, um site que dfez cadastro e não se lembra mais da senha… dentre outros….. mas não se preocupe será perguntado se deseja criar um novo arquivo.( Como você não tem a senha para desbloquear acesso ao arquivo de senhas “KEYCHAIN ACCESS” clique em Criar Novas Senhas…. siga os passos intuitivos ( como sempre) e pronto.
KeyChain

Mac_senha14

Pessoal Desculpem-me se não fui tão didático como em outros how-tos… mas acho que deu pra resolver “nosso”problema e economizar uma graninha com “ALTORIZADAS” fajutas que existem por ai. Qualquer dúvidas dê nos um feedback…. Estamos à disposição a responder qualquer dúvida… Só pra resaltar galera… esse procedimento também pode ser usado em Hackintosh’s… obedecendo-se as “Leis” dos Hackintosh’s que é a de usar CD Boot Correto pra suas respectivas Placas Mãe…. Bom Uso… 😀

4 Comments

  1. prado carlos prado carlos

    voce poderia me ajudar nao sei o que fiz pois nao consigo abrir a preferencia do sistema mais .e o mail do dock do os x 10.5.8 sumio e nao estou encontrando o dvd de inst.Arigato

  2. CARA… MINHAS TECLAS DE ILUMINACAO DO TECLADO, DE BRILHO, DE FUNCOES DE SOM… FORAM TODAS DESATIVADAS DO MEU MACBOOKPRO… EU FIZ UM DOWN GRADE DO LION PARA O SNOW LEOPARD PARA INTALAR O PRO TOOLS 9 (ELE NAO INSTALAVA NO LION) E ASSIM TEM COMO REATIVAR…? PARECE QUE ENTROU UM VERSAO DE SNOW LEOPARD PARA I MAC E NAO PARA UM PORTATIL… SE PUDER ME AJUDAR… AGRADECO MUITOO (NAO FOI EU QUE FIZ O DOWN GRADE) MAIS ASSIM OS PROGRAMAS DE AUDIO ESTAO RODANDO BACANA… ELE E UM I5 COM 4 GB DE RAM E 500 DE HD ABRACOS E AGRADECO A ATENCAO =]

  3. André, isso é um Mac Verdadeiro ou Hackintosh? Não entendi muito bem….. Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.