Skip to content

como economizar na conta de luz com aquecedor solar (dica quente)

Fazia tempo que não posta algo, e principalmente sem flame para com pessoas/instituições que “plantaram e colheram” aquilo que inflamaram. Desta vez vim discutir algo interessante, plausível e principalmente bom para o bolso e o meio ambiente, vim falar de Solução Ecologicamente Correta!
Não necessariamente irei abranger todos os meios de se ter um lugar ecologicamente e economicamente correto, isto daria livros com muitas páginas, pois nos links abaixo vocês podem acompanhar muito sobre o assunto (isto de forma mais abrangente):

http://bbel.uol.com.br/comportamento/post/cozinha-ecologicamente-correta.aspx

http://www.reacaoambiental.com.br/?p=325

Ao estar adquirindo minha primeira casa, parei para pensar como poderia economizar de maneira que “não apertasse o cinto” dentro de minha própria casa. Ao analisar bem, pude perceber que algo de impacto na vida de um desenvolvedor/sysadmin/envolvido diretamente com TI é o custo de energia elétrica, principalmente se esta energia for do estado de Minas Gerais. Como todos sabem é a energia elétrica mais cara do país (e não se justifica, pois basta uma chuva e pimba, picos de luz, quedas e etc).

Seguindo a linha de raciocínio aonde a economia fica aliada ao conforto e não a privações em termos de luxo/conforto/necessidades básicas, podemos finalizar nosso pensamento da seguinte forma:

1 – Meu computador não poderá ser desligado em um momento de suma importância como o de trabalho,

2 – Minha internet não poderá ser desativada em momento de uso,

3 – meus eletrodomésticos jamais poderiam ser desativados, principalmente geladeira.

O que fazer para economizar? Tomar banho frio?

NEGATIVO!

Quem sabe você não está se perguntando? Quem consome mais energia elétrica em uma casa/apartamento comum?

Respondo depois de pesquisar: Quem consome mais energia é o chuveiro elétrico!

Prestando consultoria em um cliente que vende equipamentos de aquecedor solar, pude perceber que o fluxo de compradores na empresa de revenda de aquecedor solar Tuma que atendente contagem e belo horizonte era muito alto, principalmente em termos de instaladores (bombeiros especializados em aquecimento solar), fui imediatamente atraído a condição de cliente, não mais sendo o consultor da empresa neste instante.

Ao conhecer mais sobre o produto, entender como funcionava o auxiliar elétrico (que tem o termostato), entender sobre a sobra de água para o dia seguinte e etc, ao sondar sobre o equipamento em pesquisa (TUMA SOLAREM), vi o selo do INMETRO (isto tem suma importância na aquisição do seu equipamento), percebi que as placas que cotei tinham eficiência A no INMETRO, assim fiquei mais descansado. Restava saber quanto custaria o equipamento e quanto de economia eu alcançaria se seguisse de modo que não deixasse o auxiliar elétrico automático na minha residência. É de se espantar, mas 60% de economia de energia foi algo maravilhoso aqui para os meus olhos :D.

Eu recomendo, além de politicamente correto, ecologicamente é correto, e o mais gostoso, ECONOMICAMENTE correto.
Investimento?
400L + 2 placas classe A no INMETRO não deram nem 1800 reais!
Vale a pena.
O equipamento dura em média entre 15 e 20 anos, basta fazer a base de cálculo por mês de economia x 240 meses (20 anos), neste ponto o investimento fica como “um trocado para o passado”.

Economizar energia sem dúvidas alguma é muito simples, faça sua escolha :D.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.