Skip to content

Reparando seu sistema operacional windows XP, técnicas de otimização

Estou utilizando Windows XP para postar essa notícia, o mesmo contém o service pack 3, mas quero deixar claro que não foi só o sistema que se manteve tanto tempo online (2 anos).

Coisas, ou melhor dizendo, rotinas simples podem ajudar a manter o seu pc rápido, funcional e extremamente amigável.

Vou colocar algumas dicas que pratico, acredito que isto possa ajudar na estabilidade de seu sistema operacional Windows XP:

1 – Se o seu sistema operacional corrompeu-se por algum evento indesejado, algo como quedas de energia, vírus e coisas do gênero, para reparar o mesmo de maneira simples tenha em mãos o CD do Windows XP (o seu CD que você instalou o sistema). Dê o boot no disco, assim que os drivers default do windows forem carregados (aquela tela azul que mostra dispositivos em uma faixa clara embaixo) ele perguntará se você quer reparar (apertando R), confirme e você estará em uma tela preta.
Somente aplique a senha de administrador (se esta realmente foi configurada, do contrário deixar em branco) e escolher a instalação (normalmente é 1).
Fazendo isto sua tela ficará no prompt de comando, e você vai operar para o restore do seu sistema assim:

chkdsk c: /r (o r é para sistemas pt_br, se for inglês use /i)

Isto vai girar em torno de 30 minutos (varia muito de disco, buffer de disco e etc).

Normalmente isto já vai dar êxito.

A Microsoft indica essa operação 1 vez ao mês.

2 – Uma coisa muito simples que pode ser feita é a limpeza de arquivos temporários, então basta fazer assim:
Ligue seu PC, abra o windows, assim que for inicializado clique em iniciar -> Programas -> Acessórios -> Ferramentas de Sistema -> limpeza de disco.
Escolha a unidade ( normalmente é o disco C: ) e clique em Ok.
O sistema vai procurar por muitas coisas, desde temporários da internet até resíduos de instalações de aplicativos como Office, por exemplo.
Assim que for terminado marque todos, exceto compactação de arquivos e ordene a limpeza.

3 – Uma outra dica é rodar o bom e velho scandisk, basta abrir o seu windows explorer, clicar com o botão direito sobre o disco principal ( geralmente é C: ) e clicar em propriedades. Na aba ferramentas escolha a primeira opção -> Verificação de Erros (clicando em Verificar Agora), assim que a janela for aberta marque as 2 opções e reinicie o pc.
Isto fará com que seu sistema operacional verifique áreas importantes do disco e aplique as correções que achar necessária.
Assim que o sistema reiniciar ele mostrará uma opção de apertar alguma tecla para interromper o scandisk, não aperte nada.

4 – Uma maravilhosa ferramenta que pode ser usada para otimizar coisas em seu Windows é o bom e velho desfragmentador (defrag).
Para utilizar o mesmo basta abrir o seu Windows explorer, clicar com o botão direito sobre o disco principal ( geralmente é C: ) e clicar em propriedades. Na aba ferramentas escolha a opção Desfragmentar Agora. Na janela que será aberta NÃO escolha analisar, escolha Desfragmentar.
Aguarde uma média de 30 minutos e verá alguns ajustes.

5 – Uma coisa (não muito comum) é ajustar seu Windows para não incializar coisas desnecessárias, mas afirmo que isto depende de seu conhecimento. Então segue a dica:
Clique em iniciar -> executar -> msconfig
Assim que for aberta a janela acesse a aba Inicializar e lá DESMARQUE o que você NÃO quer que seja carregado na inicialização do Windows.

Tenho outras dicas, mas tá bom por hoje né? Quer que eu tenha tendinite com minha nerdice é?

Abraços.
=]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.